Postado em 2 de novembro de 2022

O amor vencerá!

Autor(a): Roberto Camilo Órfão Morais

 A atriz Denise Fraga, no teatro Tuca na PUC de São Paulo, em uma manifestação política, foi feliz ao recordar a origem do lema que está escrito na bandeira do Brasil. A frase teve sua origem na corrente filosófica e política do positivismo, surgida no século XIX, na França. O fundador dessa corrente foi o filósofo Augusto Comte, autor da frase: “"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.”

A questão, levantada por Denise Fraga é que retiraram a expressão “O Amor por princípio”, ficando apenas “Ordem e Progresso”. As pessoas de boa vontade reconhecem, que essa ausência da palavra Amor, está sendo sentida enormemente, nesse período eleitoral que estamos passando, marcado por violência e medo.

A verdade é que a quatro anos os brasileiros estão sendo vítimas de uma narrativa de ódio, de intolerância e indiferença. A população está sendo alvo de uma rede de mentiras, fake news, que divide famílias, tumultua as escolas e propaga o desrespeito a dignidade humana, como pratica corriqueira.

Durante a pandemia assistimos a um verdadeiro circo de horrores. Enquanto mais de seiscentos e oitenta mil pessoas morriam contaminadas pelo coronavírus, ouvíamos um discurso irônico, que estimulava a irresponsabilidade, indiferença ao sofrimento das vítimas e seus familiares.

Faz necessário resgatar o sentido da palavra amor, como está proclamado no evangelho de Marcos 12,28-31; “O mandamento do amor com Deus e para com o próximo é compêndio de toda a lei”. Sem essa energia universal, que é o amor, não é possível viver em uma sociedade, que respeita o outro. Afinal a palavra amor significa empatia e vida em plenitude, sua ausência é o próprio inferno segundo o pensador e escritor francês Georges Bernanos.

Não suportamos mais ver essa onda de ódio, que instrumentaliza inclusive a Fé, através de uma falsa pauta de costumes, com o objetivo de desviar a atenção dos verdadeiros problemas vivenciados pelo povo brasileiro. Recentemente a Conferência dos Bispos do Brasil-CNBB, condenou em nota oficial (11/10/2022), essa situação, “a manipulação religiosa sempre desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil”.

O amor da Fé cristã não exclui ninguém, Mateus 5, 45, estende-se a todas as necessidades das pessoas Mateus 6, 25-32. Precisamos parar com essa fala de Deus acima de tudo, e colocar Deus entre nós, pois “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” 1 João 4:8.

A onda de estupidez que tem atingido nossa sociedade, tenta desconstruir uma verdade fundante, a de que a sabedoria é a síntese do saber amar. Os discursos e atitudes desse clima antidemocrático nos últimos quatro anos é consequência da perda de amor a liberdade, difundida por essa rede de mentiras.

O que está ocorrendo no Brasil é que o amor se transformou em ódio, não conhecendo mais limites. O desafio colocado nesse momento histórico é que através do voto no dia 30 de outubro, possamos transformar o ódio em amor, e não tendo igualmente limites. Que a Ordem não seja jamais estabelecida sobre a desordem consentida, e o Progresso seja sinônimo de desenvolvimento e inclusão para todos os brasileiros e brasileiras.

Termino esse artigo com a prece do nosso amado Papa Francisco, “Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”. Amém!


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Alfenas Hoje

Roberto Camilo Órfão Morais
Professor
Professor de Ciências Humanas do Instituto Federal Sul de Minas - Campus Machado.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo