Postado em 22 de novembro de 2016

Terapia Shiatsu dos Pés Descalços

Autor(a): Diva Paiva

O Shiatsu, método terapêutico, originário no Japão, é uma massagem intensa feita através da pressão das pontas dos dedos polegares sobre o paciente. Sua eficácia é imediata oferecendo alívio às dores e ao estresse.

Terapia Shiatsu Dos Pés Descalços se baseia no Zen Shiatsu, chinês, é uma variação do shiatsu japonês, muito difundido no mundo todo. Ele se baseia na medicina chinesa, pois nasceu do zen budismo e da filosofia zen. Essa variedade de Shiatsu pode ser traduzida como “meditação através do toque”, uma meditação Zen, com a finalidade de iluminação, ou seja, levar o paciente a um grau muito profundo de integração consigo mesmo e com o universo.

Shizuto Masunaga foi quem difundiu o Zen Shiatsu no ocidente. Ele representa a forma autêntica de terapia cultivando o Zen, nos levando a compreender sua força mais profunda.
Com a prática correta do Zen Shiatsu, se estabelece um fluir adequado de energia (chi), tanto no terapeuta quanto do paciente. Desenvolvendo uma terapia que não somente cura o paciente, mas ambos. É um processo de concentração meditativa durante toda a sessão, enquanto as manobras são executadas. Manobras de pressão, deslizamento, fricção, movimentação articular, alongamentos e, principalmente, a respiração pausada, profunda e tranquila, são utilizadas durante o atendimento. O que faz dessa técnica uma terapia mais meditativa e suave do que as outras, mas não por isso menos profunda.

Em alguns momentos se utiliza pisadas parciais e outros com pisada total, com os dois pés. Todos os toques utilizados dependerão das patologias a serem cuidadas e da experiência de cada terapeuta. As indicações e precauções sobre os detalhes da aplicação também devem ser avaliadas de acordo com a individualidade e necessidade de um.

O terapeuta fica de pé sobre o paciente, e este em repouso sobre uma superfície, deixando que seu peso seja o agente de força para aumentar, ainda mais a função terapêutica, pela própria postura adotada. E, assim como o Zen, o Shiatsu Pés Descalços tem um ritmo lento. Isso permite ocorrer estímulo ainda mais profundo e intenso da energia vital (Q.I.), trazendo intenso relaxamento. De forma geral, o Shiatsu Pés Descalços é mais indicado para pacientes adultos e sadios, como um método mais preventivo, apesar de seu registro no hospital escola de medicina, em Anhui - Pequim, sendo indicado até nos casos de hérnia de disco.

O terapeuta deverá buscar a origem do desequilíbrio, fazer uma avaliação prévia e delimitar os caminhos a serem seguidos.

Diva Paiva
Professora de Yoga


-


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo