Postado em terça-feira, 19 de janeiro de 2021
às 10:10
Governistas obtêm controle da principal comissão da Câmara Municipal
A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final será presidida pelo PT.
Alessandro Emergente
Os novos vereadores de Alfenas, em sua primeira sessão legislativa realizada na noite de segunda-feira, definiram os membros das comissões permanentes da Câmara Municipal pelos próximos dois anos. A principal delas, a Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCLJRF), ficará sob o comando de parlamentares aliados ao governo.
A CCLJRF terá como presidente Vagner Morais (Guinho/PT) e como relator Braz Fernando da Silva (Braz da Máquina/Republicanos), ex-secretário de Habitação no mandato anterior do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT). O terceiro integrante é Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/PSD), que também tem proximidade com o governo.
A CCLJRF é tida como uma comissão fundamental para o governo, uma vez que todos os projetos passam obrigatoriamente por ela. Cabe a CCLJRF emitir pareceres deliberativos quanto a legalidade dos projetos. Ou seja, a CCLJRF pode vetar que o projeto seja submetido ao plenário desde que aponte algum vicio de legalidade. Porém, o plenário poder derrubar o veto e decidir sobre o mérito.
Não houve disputa na definição das comissões. Todos os membros das três comissões foram eleitos por unanimidade, uma vez que já havia consenso para escolha dos integrantes. Como adiantou o Alfenas Hoje no final de dezembro, Guinho recuou da disputa por um cargo na mesa diretora para integrar a CCLJRF.
Dos 12 vereadores eleitos, os três principais integrantes da mesa diretora (presidente, vice e primeira secretária) não compõem as comissões. Os outros nove parlamentares compõem as três comissões permanentes.
A Comissão de Orçamento e Finanças Públicas (COFP) será presidida por José Carlos de Morais (Vardemá/PCdoB) e terá como relator Evanílson de Andrade (Ratinho/PP). Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos/PSB) será o secretário da COFP.
A presidência da Comissão de Obras e Serviços Públicos (COSP) ficou com Luciano Solar (Luciano Lee/PV) e terá como relator Márcio Costa (Dunga/PDT). A secretária da comissão será a vereadora Tereza Suelene de Paula (PSDB).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Suplente assume mandato de vereadora por 90 dias
- Sessões legislativas retornam com aprovação de 2 requerimentos e 2 moções
- Documento protocolado na Câmara pede afastamento de vereador
- Câmara Municipal aprova Frente Parlamentar em defesa da democracia
- Vereadores da base governista trocam farpas em plenário
COMENTÁRIOS