Postado em sábado, 27 de fevereiro de 2016 às 12:45

Toninho Munhoz é confirmado como pré-candidato da base do governo e terá Jairinho de vice

Toninho Munhoz fará uma “dobradinha” com o vereador Jairo Campos (Jairinho), do PDT, nome confirmado para vice.


 Alessandro Emergente

O ex-prefeito Antônio Munhoz (Toninho Munhoz) está confirmado como pré-candidato à prefeitura de Alfenas, com o apoio da base de partidos do atual governo. Ele fará uma “dobradinha” com o vereador Jairo Carlos Campos (Jairinho), do PDT, que é o nome confirmado para vice na chapa governista.

As informações foram confirmadas por Munhoz e Jairinho, na manhã deste sábado, em entrevista, por telefone, à reportagem do Alfenas Hoje. Munhoz disse que está praticamente definido o seu destino partidário, que será o DEM. Porém, afirmou que a filiação partidária não foi oficializada ainda.

Com essa decisão, haverá uma dobradinha entre DEM e PDT, tendo os Democratas como “cabeça de chapa”. Essa composição frustra a expectativa do PDT que almejava conquistar a “cabeça de chapa”, como confirmou o presidente da legenda em janeiro quando o Alfenas Hoje mostrou que o nome de Munhoz vinha sendo articulado nos bastidores.  

Relação política

Segundo Jairinho, ele e Munhoz foram vereadores no mandato de 1989 a 1992 e, durante a gestão de Munhoz à frente da prefeitura, o pedetista foi presidente da Câmara Municipal por duas vezes consecutivas – naquela época o mandato de presidente era anual.

Ainda segundo Jairinho, além de PDT e DEM, outros partidos como PSDB e PR integram o grupo de apoio à pré-candidatura de Toninho Munhoz, que foi prefeito de Alfenas - de 1993 a 1996. Em 2004, foi candidato a vice-prefeito em uma chapa encabeçada pelo ex-prefeito Hesse Luiz Pereira, hoje no PSDB. Porém, a chapa ficou em terceiro na disputa, atrás dos candidatos Marcos José Duarte (então no PPS) e de Pompilio Canavez (PT), que foi eleito pela primeira vez.

Reunião na sexta-feira

Uma reunião foi realizada na sexta-feira (26) e, logo após, lideranças do PDT postaram, nas redes sociais, uma foto com participantes deste encontro, incluindo o prefeito Maurílio Peloso (PDT). Segundo Munhoz, a chapa já estava definida há “alguns dias” e a reunião foi uma continuidade dos encontros.

O nome de Toninho Munhoz começou a ser cogitado nos bastidores no final do ano passado. Em julho de 2015, quando o Alfenas Hoje mostrou nomes cotados na base do governo, o vice-prefeito Décio Paulino (PR) era tido como o nome mais forte, porém ele desistiu da disputa e a tendência é que dispute uma vaga na Câmara Municipal.

Outros nomes

Outros nomes estão na disputa como pré-candidatos declarados, entre eles o ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que tem até o início de abril para deixar a Secretaria Municipal de Saúde de Limeira, o presidente da Câmara Municipal, Enéias Rezende (PRTB), e o médico oncologista Marcos Eduardo (Dr. Marcos/PSD), além do ambientalista Itamar Silva (PSL). 

A pré-candidatura do oncologista descarta uma candidatura do ex-deputado Geraldo Thadeu, filiado ao mesmo partido e que, em entrevista ao Alfenas Hoje no ano passado, disse que uma possível candidatura sua só seria possível a partir de uma “grande união”.  

Outros nomes também são cotados como Joselito de Souza (PTB) e o ex-prefeito Pompilio Canavez, que não descartou, em entrevista recente à imprensa local, a sua saída do PT para uma candidatura. O destino provável, neste caso, seria o PCdoB.

Acima, Toninho Munhoz e Jairinho que deverão formar a chapa governista. Abaixo, uma foto postada nas redes sociais, por lideranças do PDT, logo após um encontro na tarde de sexta-feira
(Fotos: Alessandro Emergente/Arquivo e Reprodução/Facebook)
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.