Postado em quarta-feira, 27 de janeiro de 2016 às 22:45
Atualizada em quinta-feira, 28 de janeiro de 2016 às 12:25

Ex-prefeito é cogitado nos bastidores como possível candidato do governo

O nome de Toninho Munhoz tem sido discutido por aliados do governo como alternativa de consenso.


 Alessandro Emergente

O nome do ex-prefeito Antônio Munhoz (Toninho Munhoz) tem sido cogitado nos bastidores como o possível candidato da base do governo. Nos últimos meses partidários do prefeito Maurílio Peloso (PDT) têm se reunido e conversado sobre uma aliança em torno de Munhoz.

A possível candidatura do ex-prefeito começou a ser discutida no final do ano passado e vem sendo amadurecida, revelam fontes ligadas ao governo. Hoje, sem filiação partidária, o destino mais provável de Munhoz, em uma eventual candidatura, seria o PDT, uma vez que o partido não abre mão de ser cabeça de chapa.

O presidente municipal do PDT, Luiz Marcos Leite Moraes (Marquinhos do PDT), foi categórico, em entrevista ao Alfenas Hoje nesta quarta-feira, ao afirmar que a posição da legenda é de ter candidato a prefeito. “Não vamos abrir mão (de uma candidatura)”, declarou ao citar que a sigla tem outros potenciais candidatos como mostrou o Alfenas Hoje em julho

Ouvido pela reportagem, Toninho Munhoz confirmou que as conversas em torno de seu nome têm ocorrido e que envolve um conjunto de partidos. Questionado sobre uma possível filiação ao PDT, o ex-prefeito se limitou a dizer que tem até 31 de março para uma definição. Embora tenha citado que não descarta se filiar em outras legendas não citou quais ao ser questionado pela reportagem. 

Aliados do governo têm discutido uma possível candidatura de Toninho Munhoz (Foto: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje)

No final de julho e no início de agosto, o Alfenas Hoje divulgou duas reportagens com diversos nomes cogitados à sucessão de Maurílio Peloso. Na ocasião, o vice-prefeito Décio Paulino (PR) foi apontado por governistas como o nome de consenso, porém a candidatura teria “esfriado nos últimos meses”, termo utilizado por fontes ouvidas pela reportagem.  

Ao ser questionado, Marquinhos do PDT confirmou que o partido tem o compromisso de apoio a Décio caso ele se disponha a ser candidato. Porém, uma eventual candidatura depende do vice-prefeito. Décio não atendeu as ligações feitas pela redação em seu celular durante a tarde de quarta-feira.

“Correndo por fora”

Na semana passada, o ambientalista Itamar Silva lançou seu nome como um dos prováveis candidatos. A candidatura pelo PSL (e não PSC como havia sido informado anteriormente) seria, segundo ele, uma alternativa aos políticos tradicionais e tem na municipalização do sistema de tratamento de esgoto uma das principais bandeiras. O presidente do PSL em Alfenas é conhecido por realizar diversos protestos, incluindo contra a Copasa.  

Silva integrou o atual governo até janeiro do ano passado, quando foi exonerado em meio a um conjunto de medidas de cortes de despesas que culminou com diversas demissões. Em 2010, na época filiado ao PV, chegou a anunciar sua candidatura a deputado estadual, mas em seguida comunicou a sua desistência

Itamar Silva durante protestos em Frente o Fórum Milton Campos e na Câmara Municipal (Fotos: Arquivo/Alfenas Hoje)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.