Postado em quinta-feira, 25 de setembro de 2025
às 15:03
Comunidade escolar realiza plantio de mudas nativas no Córrego Pedra Branca
Ação faz parte de um projeto de revitalização que pretende restaurar a vegetação local, além fortalecer a consciência socioambiental dos estudantes.
Da Redação
Um projeto, desenvolvido por uma escola da rede privada de Alfenas, quer revitalizar um trecho do Córrego Pedra Branca. No próximo sábado, alunos do Colégio Marista realizarão o plantio de mudas nativas nas margens do Córrego Pedra Branca, em uma ação que integra o projeto “Educação, Meio Ambiente e Cidadania”.
A iniciativa une teoria e prática, com o objetivo de formar estudantes comprometidos com a justiça socioambiental e o cuidado com a Casa Comum. O reflorestamento do córrego visa recuperar a vegetação da planície de inundação e trazer benefícios ambientais e urbanos, como a redução de enchentes, a melhoria da qualidade da água, o aumento da biodiversidade e a criação de um espaço urbano mais verde e acolhedor.
A ação está alinhada à Encíclica Laudato Si’, à Campanha da Fraternidade 2025 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto envolve estudantes de todos os segmentos e inclui produção de materiais educativos, ações pastorais e estudos interdisciplinares sobre questões ambientais e sociais, seguindo os princípios da Educação Ambiental Crítica, baseada na pedagogia freireana. Todas as mudas terão um QR code que vai direcionar para uma página com informações sobre a planta.

“Mais do que plantar árvores, estamos plantando consciência ambiental, cidadania e esperança em nossos estudantes e na comunidade. Acreditamos que ações práticas como essa transformam o aprendizado em compromisso real com o meio ambiente e fortalecem o senso de responsabilidade social de todos os envolvidos”, destaca o professor de Geografia do Colégio, Saulo Rocha Leite, idealizador do projeto.
O professor explica, ainda, que as margens do Córrego Pedra Branca são áreas vulneráveis à degradação, erosão e assoreamento. A arborização é uma estratégia de restauração ecológica que contribui para redução da erosão, estabilização das margens, melhoria da infiltração da água, combate às ilhas de calor e recuperação da biodiversidade local.
A ação faz parte do projeto Observatório Marista do Clima, da rede de colégios Marista, além de ser um dos projetos-piloto para elaboração de um plano municipal de arborização, discussão fomentada pela Câmara Municipal.
Serviço:
Data do plantio: 27 de setembro
Horário: 8h às 9h
Local: Margens do Córrego Pedra Branca