Postado em quinta-feira, 11 de setembro de 2025
às 22:18
Alfenas implantará radares eletrônicos com geração automática de multas
Sistema entrará na fase de teste e deverá ser instalado em várias avenidas de Alfenas.
Alessandro Emergente
Alfenas implantará radares eletrônicos em vários pontos da cidade. Os novos equipamentos são capazes de gerar automaticamente multas em caso de infrações, como excesso de velocidade, conversões proibidas e até paradas em faixas de pedestres.
Os radares serão instalados em diversos pontos com trânsito mais intenso, como a avenida Governador Valadares, Jovino Fernandes Salles, José Paulino da Costa, Perimetral Oeste e até a rodovia que dá acesso ao bairro Harmonia. Nesse último caso ainda será necessária uma infraestrutura com pontos de energia elétrica para funcionamento dos equipamentos.
A previsão é que os radares sejam instalados em definitivos até o final do ano. De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Marcelo Lopes, não é possível precisar uma data devido o trâmite no processo licitatório, com possibilidades de recursos o que pode atrasar a assinatura do contrato.
Fase de teste
A primeira colocada no processo licitatório, que apresentou a melhor oferta de preço, já está definida. A empresa, com sede em Contagem, terá agora que demonstrar se o serviço prestado é compatível com o que foi ofertado no processo licitatório e se realmente atende o edital. Essa fase é chamada de “aceite técnico”.
Lopes explica que os radares serão instalados em fase de teste, ou seja, sem gerar multas. Nessa fase, a administração municipal avaliará a compatibilidade do serviço em relação as exigências contidas no edital de licitação. Também servirá como um período de adaptação e conscientização dos motoristas.
Somente após esses testes e encerrada a fase de recursos é que o contrato para prestação de serviço poderá ser assinado. O contrato, se homologado, será de cerca de R$ 4,7 milhões.
Nos semáforos
Os radares eletrônicos também poderão ser instalados junto alguns semáforos, identificando e multando automaticamente os motoristas que cometerem infrações, como conversões irregulares, avanço do sinal e até parada sobre a faixa de pedestre.
Uma outra novidade, gerada pelos radares eletrônicos, é que os caminhões, com mais de dois eixos, que circularem pela cidade sem autorização, serão multados automaticamente pelo sistema. Atualmente, esse trabalho é operado manualmente pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Os radares instalados atualmente, em avenidas como Governador Valadares e Lincoln Westin da Silveira, são apenas para conscientização dos motoristas. Ou seja, não geram multas e nem registram irregularidades. Devido à falta de manutenção alguns não estão em funcionamento e devem ser substituídos pelos novos radares.