Postado em sábado, 14 de junho de 2025
às 11:01
Cursos do Sistema Faemg Senar em Paraguaçu e Botelhos preparam trabalhadores para a safra
Colheita eficiente e pós-colheita de qualidade: Sistema Faemg Senar promove capacitações em municípios mineiros com foco na excelência da produção de café.
Da Redação
Com a colheita de café nos estágios iniciais no Sul de Minas – um momento decisivo para a produtividade e a qualidade da safra 2024/25 –, a qualificação técnica dos trabalhadores se torna uma ferramenta estratégica nas propriedades. Atento a essa demanda, o Sistema Faemg Senar, por meio do Escritório Regional de Passos e em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, vem promovendo cursos que atendem diferentes etapas da produção de café. Os municípios de Paraguaçu e Botelhos são exemplos recentes dessa atuação que reforça o compromisso com a eficiência no campo, a valorização do trabalhador rural e a qualidade do café.
Em Paraguaçu, o curso “TAP (Treinamento de Aperfeiçoamento Profissional) Colhedora de Café de Arrasto – Operação de Colheita” foi realizado na Fazenda Santa Cruz, referência em cafés especiais na região. A formação, ministrada pelo doutor em Agronomia Rodrigo Elias Batista Almeida Dias, capacitou 10 trabalhadores da fazenda para operar corretamente e fazer a regulagem adequada das colhedoras.
.jpg)
“Este curso é muito importante, pois melhora a forma dos funcionários trabalharem e a eficiência da colheita. Ele aconteceu agora, no início da colheita do café, que vai de maio a setembro, todos os anos. Nele, ensinamos a regulagem da colhedora, de acordo com o foco do Sistema Faemg Senar, que é o aluno aprender a fazer fazendo”, destacou o instrutor.
O conteúdo abordou temas como avaliação da lavoura, definição do tipo de colheita, regulagem dos equipamentos e estratégias para evitar perdas e otimizar resultados no campo. A ação integra a programação de capacitações do Sistema Faemg Senar, com o objetivo de garantir uma colheita mais segura, produtiva e tecnicamente bem executada.
Em Botelhos
Já no município de Botelhos, a atenção se voltou para a etapa seguinte: a pós-colheita, com foco na produção de cafés especiais. O curso de Pós-Colheita do Café via Seca foi ministrado por João Mateus Ferreira, tecnólogo em cafeicultura, produtor em Poço Fundo e técnico de campo no programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) na região. A capacitação reuniu nove colaboradores da Fazenda São Carlos, localizada no distrito de Palmeiral.
“O foco foi ensinar técnicas para alcançar cafés de alta qualidade e também orientar sobre boas práticas no terreiro, evitando perdas que possam comprometer o resultado final”, explicou João Mateus.
.jpg)
Além de abordar o mapeamento dos talhões com maior potencial produtivo, o curso percorreu todas as fases do pós-colheita: terreiro, secador, estrutura de beneficiamento, com orientações práticas e aplicáveis.
“Nesse curso a gente orienta muita coisa, detalhes sobre o pós-colheita. Trabalhamos tanto o mapeamento dos talhões quanto detalhes da colheita e o processo de pós-colheita completo. A gente passa em todos os setores, orientando o produtor como fazer da melhor forma”, complementou o instrutor.
A capacitação é fundamental neste momento do ano, pois as decisões técnicas tomadas após a colheita impactam diretamente na qualidade da bebida entregue ao consumidor final.
Esses dois cursos fazem parte da iniciativa do Sistema Faemg Senar em promover capacitações que atendem a todas as fases da produção cafeeira — do pé à xícara. Por meio do Escritório Regional de Passos, que atende 75 municípios, são oferecidas mais de 300 modalidades de cursos para o agro, com uma média de 50 turmas por semana e mais de 20 mil pessoas capacitadas por ano. São formações técnicas que fazem a diferença levando mais conhecimento, segurança e eficiência. Paraguaçu e Botelhos são exemplos do quanto a qualificação é estratégica para o sucesso da cafeicultura mineira.