Postado em domingo, 19 de julho de 2026
às 12:12
Nova estimativa eleva potencial econômico de megaprojeto mineral no Sul de Minas
Da Redação
O Sul de Minas caminha para consolidar sua posição como um polo global estratégico na cadeia da nova economia de baixo carbono. A mineradora Meteoric anunciou uma ampliação de 6,67% na estimativa de potencial de seu depósito em Caldas (Projeto Caldeira), elevando o volume projetado de 1,5 bilhão para 1,6 bilhão de toneladas de argila iônica rica em terras raras.
Mais do que um dado geológico, o avanço técnico acelera a conclusão do Estudo de Viabilidade Definitivo (DFS). O documento é a peça-chave para atração de investimentos e financiamentos que viabilizarão o início das operações de lavra, previsto para 2028.
Ativo bilionário e metas de mercado
O avanço técnico mais expressivo ocorreu nos recursos medidos da jazida — aqueles com alto grau de confiança para a viabilidade comercial imediata —, que saltaram de 37 milhões para 128 milhões de toneladas.
Com as novas métricas, a projeção de desempenho comercial da planta industrial estima:
• Escala de processamento: Tratamento de 5 milhões de toneladas de argila iônica ao ano.
• Volume comercializável: Geração anual de 15 mil toneladas de carbonato de terras raras de alta pureza.
• Competitividade global: Inserção do Planalto de Poços de Caldas no centro do fornecimento de matérias-primas críticas para a fabricação de ímãs de veículos elétricos, turbinas eólicas e eletrônicos de ponta.
Modelo de baixo custo impulsiona viabilidade regional
O desenho econômico da mina projeta alta lucratividade devido ao formato de lavra a céu aberto em camadas rasas. A operação descarta o uso de explosivos e adota o sistema backfill (onde a própria terra escavada preenche as cavas anteriores em um ciclo contínuo de recuperação).
Essa engenharia reduz severamente o custo operacional (OpEx), mitigando passivos e garantindo que o empreendimento se pague mais rápido, gerando retornos robustos em tributos e empregos para o município de Caldas e cidades vizinhas. (Com informações da EPTV e do G1/Sul de Minas)
