Postado em terça-feira, 4 de novembro de 2025 às 20:58

Cantora Marina Rosa celebra 15 anos de carreira com show Caboclas

Artista relembra trajetória iniciada em 2010 ao chegar em Alfenas para cursar Biologia.


 Alessandro Emergente

A cantora, bióloga e ativista Marina Rosa celebra 15 anos de trajetória artística com uma retrospectiva "emocionante e potente", marcada por uma profunda conexão com a cidade de Alfenas. A artista, que veio de Franca (SP), em 2010, com o sonho de cursar Biologia na Unifal (Universidade Federal de Alfenas), encontrou na música uma vocação e uma ferramenta de ativismo.

A artista sobe ao palco, na próxima sexta-feira, para apresentar o espetáculo Caboclas. A apresentação será às 19h30 no anfiteatro Leão de Faria, na Unifal, e ainda conta com a participação de Filipe Fontão e Pai Luan. A entrada é gratuita. 

Marina chega a 15 anos de carreira musical (Foto: Divulgação)  

Mariana explica que o seu sonho era ser bióloga, mas a necessidade de custear os estudos a fez criar coragem de subir aos palcos. Mas o que começou como uma fonte de renda rapidamente se transformou no palco ideal para diversas causas: a luta pelos animais, pelo meio ambiente, contra o racismo e contra a violência doméstica.

"Hoje eu sou a bióloga que canta. E comemorar 15 anos, especialmente com o show Caboclas, me dá a certeza de que tudo o que eu construí até aqui, enquanto profissional, não se desconecta da artista", diz a cantora.

Alfenas: o berço da artista e ativista

Marina, que também celebra 15 anos como educadora ambiental, destaca o papel fundamental que Alfenas teve em sua formação. A cidade não apenas acolheu seu sonho acadêmico, mas também impulsionou sua carreira musical.

Como ativista, Marina fundou o projeto Tem Rosa no Samba (desde 2018), idealizado para dar voz a mulheres, e o Samba Cão, voltado para a causa de animais em situação de rua. Ainda chegou a produzir e apresentar um programa de rádio com foco na questão ambiental.

A cantora, que também participou do programa The Voice Brasil, se sente legitimada como "cidadã alfenense", destacando que seu RG foi até mesmo refeito na cidade devido ao seu grande carinho pelo município. 


A artista cita influencias na sua trajetória e reconhece parcerias. Ela lembra com carinho do "quintal dos Miquelinos" (Diego, Rogério e Rodrigo Miquelino), que a inseriu no samba, e do Palquinho da Unifal, que foi parte de seu processo inicial para superar a timidez.

Marina homenageia o primeiro produtor musical, Bellini (já falecido), que a identificou como sambista, e Nando Lopes, seu primeiro e mais importante parceiro musical, que a "impulsionou, encorajou e desafiou" nos quatro primeiros anos de carreira.

Serviço:

🌿 Caboclas
🌿 Data: 7 de novembro
📍 Local: Anfiteatro Leão de Faria (Unifal)
⏰ Horário: 19h30
⭕️ Evento gratuito

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo