Postado em segunda-feira, 25 de outubro de 2021 às 11:11

Ideb das escolas municipais dos anos finais do ensino fundamental é superior ao das escolas estaduais

O índice que mede desenvolvimento da educação básica mostra escolas municipais em alta e escolas estaduais em baixa, nas séries finais do ensino fundamental.


 As escolas municipais de Alfenas têm apresentado um rendimento superior em relação às escolas estaduais, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9° ano). O Ideb é um instrumento utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes dos ensinos fundamental e médio. O índice é calculado através da taxa de rendimento escolar, ou seja, as aprovações, e as médias dos desempenhos nos exames do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os dados foram analisados pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

As escolas municipais apresentaram um rendimento melhor nos anos de 2017 e 2019. As diferenças foram de 2,10 para ambos os anos, em relação às estaduais. Entre 2005 e 2019, as escolas municipais tiveram aproveitamento melhor que as estaduais. Nos anos de 2005, 2007 e 2015, as respectivas diferenças, foram de 1,00, 1,10 e 1,10. Portanto, houve, ao longo dos anos, um aumento nas distâncias entre essas esferas.

 


O município conta com sete escolas municipais e sete estaduais que têm divulgados os dados do Ideb. Para o ano de 2019 foram divulgados resultados de nove escolas, sendo sete estaduais e duas municipais. Tais informações estão relacionadas às mudanças ocorridas ao longo dos últimos anos, em que a responsabilidade da gestão das escolas dos anos finais do ensino fundamental ficou mais direcionada ao estado e a dos anos iniciais aos municípios.

Tal tendência vai muito na direção das tentativas e projetos de municipalização do ensino fundamental. Mesmo que mais direcionado, nesse momento, aos anos iniciais, tem sido debatida a questão e é importante saber também como está o rendimento das escolas dos anos finais.

Como apontado em matéria anterior, o Ideb das escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental é bastante similar entre as escolas estaduais e municipais no município de Alfenas. Já nos anos finais, ressaltada a diferença entre o número de escolas que ofertam, o rendimento das escolas municipais é superior. Apesar de os dados apontarem melhor rendimento das escolas municipais, para os anos finais do fundamental, esse nível ainda não faz parte das discussões sobre municipalização em andamento, pois priorizaram as séries iniciais nesse momento. 

Com as discussões em torno da municipalização, há que se pensar nas consequências para educação, nos benefícios ou prejuízos para os envolvidos. Entretanto, é necessário pensar nos aspectos que envolvem uma decisão importante e que exigem análise dos resultados, localização das escolas, relações trabalhistas e pedagógicas dos profissionais envolvidos e seus respectivos direitos, além dos recursos e necessidades orçamentárias para a efetivação e a continuidade da transferência. 

Dessa forma, é fundamental perceber como cada família se vê e se entende em sua responsabilidade acerca da gestão educacional, seja ela municipal ou estadual, e os impactos para cada envolvido no processo. O objetivo não é prejudicar nenhum dos envolvidos, mas favorecer a comunidade alfenense.

Se a educação é importante para a sociedade, é necessário refletir sobre as instituições, no caso a escola, e as relações sociais, pois isso convida o indivíduo a fazer uma reflexão sobre as questões públicas e sua participação nos grupos aos quais pertence e com os quais convive, de modo a entender sua vida cotidiana de uma forma compartilhada com os demais ao seu redor.

Os dados foram coletados e analisados pelo projeto de ensino, pesquisa e extensão da Unifal, “A imaginação sociológica e o sul de Minas”, que, em breve, analisará o rendimento das escolas que estão em pauta para serem municipalizadas.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo