Postado em quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021 às 11:11

Número de cadastrados no SUS em Alfenas supera o de habitantes em mais de 80%

O número de cadastrados chega a 146.194 enquanto que a população é de pouco mais de 80 mil habitantes.


Alessandro Emergente

O número de pessoas cadastradas no SUS (Sistema Único de Saúde) em Alfenas supera em 81,6% o número de habitantes. O problema foi levantado pelo vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PP) durante a sessão legislativa da semana passada.

O dado a que o parlamentar teve acesso informa que são 146.194 pessoas cadastradas como moradores de Alfenas, bem acima da população de 80.494 habitantes, de acordo com a última estimativa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A reportagem do Alfenas Hoje conversou com a secretária municipal de Saúde, Devy Cabral de Assis, na semana passada. Ela atribui o problema a população flutuante de Alfenas devido ao grande número de estudantes universitários.

Na avaliação da secretária, grande parte dos estudantes cadastram no SUS como moradores de Alfenas ao chegarem a cidade, mas quando deixam Alfenas não dão baixa no cadastro. Para ela, esse é um problema recorrente devido o perfil de cidade universitária.

A secretária de Saúde, Devy Cabral, e o vereador Ratinho (Fotos: Arquivo/Alfenas Hoje e Arquivo/Alessandro Emergente)


Sobre a possibilidade de moradores de cidades vizinhas estarem cadastrados como moradores de Alfenas, Devy admite essa possibilidade, mas acredita que o problema maior é em relação a população flutuante.

A atualização do banco de dados com os pacientes de Alfenas é realizada pela Secretaria de Saúde num processo gradativo que envolve os agentes comunitários de saúde, que visitam as residências regularmente. Porém, com a pandemia, esse trabalho está prejudicado.

Recadastramento

Ratinho apresentou na Câmara Municipal uma indicação para que o governo realize um recadastramento geral da população alfenense. Segundo ele, o último recadastramento ocorreu ainda na década de 1990.

O problema de um sistema de cadastro inflado em Alfenas não é novo. Em junho de 2014, durante a gestão do ex-prefeito Maurílio Peloso (PDT), a então secretária executiva de Saúde, Valéria Dias Vieira, informou que o banco de pacientes de Alfenas apresentava 182 mil cadastros. 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo