Postado em segunda-feira, 27 de agosto de 2018 às 09:15

Almir Jr. pede dispensa da seleção brasileira até o fim da atual temporada

Treinador do triplista nº 3 do mundo, "Arataca" envia carta à CBAt exaltando as recentes conquistas do atleta e admitindo que o foco já está nos compromissos de 2019, como o Pan e o Mundial...



Almir Júnior comemora a prata no salto triplo do Mundial Indoor (Foto: John Sibley/Reuters)

 A carta enviada por José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, ao presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, começa com uma ótima notícia: a de que Almir Júnior está totalmente recuperado das duas leões, no joelho direito e no pé esquerdo, que o afastaram das competições nos últimos três meses. A última vez que o triplista saltou foi no final de maio, quando conquistou o bronze na etapa de Eugene (EUA) ao marcar 17,35m.

"Depois de um treino forte, muito forte e de apronto, com nosso atleta Almir Júnior ontem à tarde e de reunir opiniões do nosso "grupo Interdisciplinar", ficamos muitos felizes pela resposta e sensação "assintomática" que nos passou o atleta Almir Júnior, ao final do treino. "Sim...sim....estou sem dor" afirmou feliz o nosso atleta!!!", descreveu o treinador.

No entanto, logo depois Arataca revela insegurança com relação à falta de ritmo de competição do atleta e pede a renúncia da seleção brasileira pelos próximos compromissos da atual temporada. Almir defenderia o país no Campeonato Ibero-Americano que começou nesta sexta-feira (24) em Trujillo, no Peru, além da Copa Intercontinental de Ostrava, na República Tcheca, dias 8 e 9 de setembro, ao lado de Darlan Romani (peso), Laila Ferrer (dardo), Thiago André (1500m) e Andressa de Moraes (disco), e por fim, o Troféu Brasil em Bragança Paulista, de 14 a 16 de setembro.



Almir Junior no GP Brasil de Atletismo em julho, quando ainda estava lesionado e não competiu. (Foto: Bruna Gosling )

"Ao mesmo tempo chegamos à conclusão que o Almir está bem e com esses problemas de lesão sanados, mas longe de sua melhor forma física e técnica, em função das limitações impostas para treinamentos. O que acarreta em um grande risco nos toques (batidas) no solo, que poderia trazer retrocesso na lesão ou mesmo novas lesões. Principalmente por ter perdido o domínio dos gestos técnicos. (nesse nível de exigência a batida tem que ser o mais correto possível!!!)", explicou Arataca, ressaltando que o sentimento de preservação falou mais alto em função do Mundial de Doha e dos Jogos Pan-Americanos de Lima, ambos em 2019, além (e sobretudo por isso) dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

"Nada vale o risco!!!! Pois mesmo perdendo momentaneamente, apostamos todas as nossas fichas em 2020 (...) Temos que ter a clara consciência de onde estamos e onde podemos e, principalmente, onde queremos chegar."

Segundo a assessoria da CBAt, a solicitação de dispensa foi prontamente acatada com total apoio do presidente da entidade. Os próximos passos já foram definidos, Almir Júnior fará duas semanas de fisioterapia e depois vai tirar 21 dias de folga, reiniciando no fim de setembro o programa de treinamento para a temporada de 2019.


Almir Junior celebra melhor marca pessoal em Guadalupe - Maio 2018 (Foto: Divulgação )

O ano de 2018 começou de forma espetacular para o brasileiro, com destaque para o vice-campeonato mundial indoor, conquistado em Birmingham, na Inglaterra, no mês de março, e para a marca de 17,53m alcançada no Meeting de Guadalupe - e que o lançou ao terceiro lugar do salto triplo no ranking mundial.

No próximo ano, além do Pan de Lima em julho e do Mundial de Atletismo em Doha, em pista descoberta, nos meses de setembro e outubro, Almir também vai competir na 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que acontecem em outubro, na China. O atleta da Sogipa, nascido no Mato Grosso, é um dos 42 atletas incorporados este ano à Marinha do Brasil. Almir integra a quarta turma de 2018, apresentada em meados de junho.

Íntegra da carta do técnico de Almir Júnior, José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, ao presidente da CBAt, Warlindo Carneiro:

Prezado Presidente Warlindo, bom dia !!!!

"Sem dúvida nenhuma, o sentimento de RENÚNCIA é tão forte, tão pesado e tão corajoso quanto os sentimentos que nos levam ao êxito, a vitória."

Depois de um treino forte, muito forte e de apronto, com nosso atleta Almir Júnior, ontem à tarde e de reunir opiniões do nosso "grupo Interdisciplinar", ficamos muitos felizes pela resposta e sensação "assintomática" que nos passou o atleta Almir Júnior, ao final do treino. "Sim...sim....estou sem dor" afirmou feliz o nosso atleta !!!

Uma boa, ótima notícia, para quem vinha tratando intensivamente, a mais de 60 dias, duas lesões, não graves, mas delicadas e traumáticas, no joelho direito e pé esquerdo.

Ao mesmo tempo chegamos à conclusão que o Almir está bem e com esses problemas de lesão sanados, mas longe de sua melhor forma física e técnica, em função das limitações impostas para treinamentos. O que acarreta em um grande risco nos toques (batidas) no solo, que poderia trazer retrocesso na lesão ou mesmo novas lesões. Principalmente por ter perdido o domínio dos gestos técnicos. (nesse nível de exigência a batida tem que ser o mais correto possível !!!!)

Nossa intenção de participar do Ibero americano, da final da Diamond League, Intercontinental Cup IAAF e Troféu Brasil era realidade, mas essa dúvida e temor, principalmente o sentimento de preservação em função das temporadas 2019 (Mundial Doha e Jogos Pan americanos)e 2020 (Mundial Indoor e Jogos Olímpicos, nos levou a RENUNCIAR desses compromissos e oportunidades.
Temos consciência dos valores (US $$$$) que envolvem e que perderemos na não participação nesses eventos, mas nada se compara ao nosso objetivo principal e maior que são os JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020.

Nada vale o risco !!!! Pois mesmo perdendo momentaneamente, apostamos todas as nossas fichas em 2020.

Recebemos da agente/empresária IAAF Chiara Davini (Itália) a confirmação da qualificação do Almir para participar da grande Final da Diamond League e já havíamos recebido também a sua notificação para Copa Intercontinental (IAAF CUP).......notícias que faria qualquer atleta realizado e feliz. Mas temos que ter a clara consciência de onde estamos e onde podemos e, principalmente, onde queremos chegar.

Sendo assim, solicito a sua indispensável atenção em aceitar o pedido de "nossa dispensa" das demais delegações brasileiras nessa temporada.

Almir vai complementar + 10/15 dias de fisioterapia, depois aproximadamente 21 dias de folga ativa dos treinamentos e já reinicia, na segunda quinzena de setembro, seu programa para temporada de 2019.

Volto a registrar ao meu presidente que o nosso atleta está100% sem dor, treinado e em 100% em forma, ele é extremamente competitivo. O senhor já testemunhou pessoalmente isso !!!!

Quem, que atleta brasileiro, nessa temporada de 2018, ganhou uma medalha no mundial ??? Qual atleta ficou coma segunda melhor marca do ranking Mundial Indoor e na presente temporada outdoor (ao ar livre) é o terceiro melhor do Ranking Mundial da IAAF ??? Então vamos dar esse tempo e crédito a essa forte atitudede RENÚNCIA, por preservação e para uma preparação melhor e mais completa nos objetivos nas temporadas 2019/2020.

Sabemos que podemos contar, como sempre, com apoio do amigo e presidente !!!!
Agradecemos sua indispensável atenção !!!!
"Arataca"





Fonte:GloboEsporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo