Alfenas - terça-feira, 21 de outubro de 2014
Cultura Economia Geral Polícia Política Esportes     Vídeos Achados e Perdidos [393 ] Contato
Sugerir Pauta

Publicidade


PERFIL DA CIDADE DE ALFENAS

Conheça Alfenas

 

Alfenas está localizada no sul de Minas Gerais, fazendo divisa com os municípios de Divisa Nova, Serrania, Machado, Areado, Paraguaçu, Campos Gerais, Fama, Carmo do Rio Claro, Alterosa e Campo do Meio. De acordo com a contagem populacional realizada em 2007 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui 71.628 habitantes. A Câmara Municipal de Alfenas é composta por 10 vereadores. O atual prefeito é Luiz Antônio da Silva (PT), eleito em 2010.

 

Alfenas articula-se em uma malha rodoviária com três estradas federais (BR-491, BR-267 e BR-369), algumas estaduais (MG-179, MG-184, MG-453 e MG-879), diversas municipais. O município tem localização privilegiada em relação aos grandes centros urbanos do país. Banhada pelo Lago de Furnas, o que revela grande potencial turístico.

 

O município de Alfenas é o núcleo urbano mais importante da microrregião. Tradicionalmente, agro-pastoril e grande centro produtor de café. A pecuária leiteira é bastante desenvolvida e iniciativas na agroindústria, principalmente no setor do gêneros alimentícios, sucos e laticínios. Na área industrial vem consolidando o município, vocação para o setor têxtil revigorada com a implantação da, hoje, UNIFI do Brasil, considerada uma das maiores unidades industriais do gênero na América do sul.


Alfenas está localizada na bacia hidrográfica do Rio São Tomé, que termina no lago de Furnas, cuja nascente fica no bairro Serra Escura no município de Machado. Ocupa uma área de 849,2 Km2 de extensão, com altitude máxima 888m acima do nível do mar, na cabeceira do Córrego Mateus Cego e a Mínima de 768m, na represa de Furnas. A sede, Alfenas, situa-se segundo as coordenadas geográficas 21º 25’ 45’’ latitude sul e 45º 56’ 50’’ W. Greenwich.

 

O município é banhado pelo lago de Furnas, um dos maiores da América Latina. Suas margens somadas ultrapassam 3 mil km, o equivalente a quase metade do litoral brasileiro. Alfenas vem sendo descoberta como portal de entrada para o grande “Mar Doce” de Minas Gerais, que permeia terras de 34 municípios. Suas características permitem a navegação de diversos tipos de embarcações, inclusive veleiros. A prefeitura Municipal construiu neste ano, a primeira rampa náutica pública do município, a menos de 3 km do centro da cidade, onde o turista poderá ter acesso ao lago de Furnas e obter informações sobre distâncias e pontos turísticos do lago.

 

Seu relevo é composto por rochas cristalinas, constitui superfície elevada caracterizada por sucessão de morros e garupas que descem da alta superfície de Poços de Caldas na direção das Calhas dos rios Grande e Sapucaí, em níveis que variam de 800 a 1000m.

Situado nos limites meridionais da zona inter tropical e, sob influencia da elevada altitude da região, o clima de Alfenas é do tipo tropical mesotérmico. A temperatura anual média oscila, geralmente, entre 21 e 23º C. O verão e a primavera são as estações mais quentes, com máximas diárias variando de 28 a 30º C, outubro e novembro são os meses mais quentes chegando de 36 a 37º C e mínima de 9 e 10º C. São raras as temperaturas abaixo de 0º C, que podem resultar em geadas. Com relação ao regime de chuvas, o clima é úmido, com precipitação média anual de aproximadamente 1500 mm.

A fauna silvestre é rica e abriga espécies de aves conhecidas pelos nomes de biguatinga, garça, irerê, gavião carijó, saracura preta, frango da água, saracura três potes, saracura do brejo, quero-quero, asa branca, tuim, jandaia, anus preto e branco, coruja do mato, martim pescador, João de barro, maria branca, bem-te-vi, tico-tico, sanhaço cinzento, tiziu, pássaro preto de brejo e dó-ré-mi. Abriga ainda mamíferos silvestres como a capirava, veado mateiro, macaco prego, cachorro do mato, lontra, paca, cutia, morcego frutífero, gambá e outros. Sendo que alguns destes podem ter migrado para outras áreas.

A  floresta do tipo Estacional Semidecidual e Ombrófila Mista. Espécies que ocorrem nesta vegetação, açoita-cavalo, angico, cedro, canela, sassafraz, maçaranduba, canjerana, amoreira, jatobá, óleo copaíba, jequitibá, peroba rosa e guatambu. Nas matas ciliares, capixingui, ingá, pinheiro do brejo e ipê do brejo.

 

Destaques

 


Universidades:
Alfenas possui duas universidades. Uma pública, a Unifal (Universidade Federal de Alfenas), antiga Efoa, com quase um século de existência e particular Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) criada em 1973.


Hospitais:
Casa de Caridade de Alfenas ,Praça Dr. Pedro Martins Siqueira,50
Hospital Universitário Alzira Velano,
Clínica Neuropsiquiátrica, Rua Guimarães Rosa,99
IMESA – Privado

 

Jornais:

- Portal de notícias Alfenas Hoje
· Jornal dos Lagos (bi-semana) 
- Jornal Alfenas (mensal)

- Jornal O Pharol

- Jornal Hora da Verdade

Emissoras de rádio:

3 FM e 1 AM (Atenas, Universidade, Novo Lar e Cultura/AM).

Televisão: Servem ao município as emissoras de canais abertos, Via cabo e uma local, a TV Educativa Alfenas, da Unifenas.

Revista “Gente muito importante”

Fonte:
Informações foram retiradas do
Atlas Escolar/ Histórico e Geográfico do Município de Alfenas – MG
Obs. Estes dados são referentes ao ano de 2002, com algumas atualizações. Novas atualizações podem ser enviadas para o e-mail
alfenashoje@alfenashoje.com.br

 



Publicidade  
Publicidade

BOCA NO TROMBONE

CADASTRE SUA RECLAMAÇÃO, ENVIE UMA FOTO E VAMOS JUNTOS BUSCAR UMA SOLUÇÃO.
Comece agora!
Que mudança você deseja?



INTERATIVIDADE

PARCEIROS AH

Harém da Odonto
 

HARÉM DA ODONTO

ALINNE ROSA AGITOU NO HARÉM DA ODONTO. CONFIRA AS FOTOS!

 
Ensaio Geral do Carnalfenas ENSAIO GERAL DO CARNALFENAS

04/10/2014
Desfile Beneficiente Rotary Club DESFILE BENEFICIENTE ROTARY CLUB

03/10/2014


Em Cartaz

- A lenda de OZ
- Festa no Céu
- Annabelle
- O Candidato Honesto
 

Ver Programação Concorra a Ingressos




Notícias
Cultura
Economia
Geral
Polícia
Esportes
Mais Notícias
Vida Pop
Esporte News
Agronegócio
Mundo
Mais AH
Promoções
Serviços AH
Multimídia
Boca No Trombone

 

Página Inicial   Quem Somos    Anuncie     Contato