Postado em 14 de novembro de 2023

Karma Yoga

Autor(a): Diva Paiva

 Nem todo mundo que pratica Yoga faz do jeito que você está pensando, uma sequência de posturas corporais elásticas e estáticas. Existem outras modalidades, principalmente na Índia, além do Hatha Yoga, que, sequer, executam posturas físicas. Mas não basta ser indiano, tem que ter cacife para se dedicar exclusivamente ao Yoga, nem todo mundo pode. A não ser o Karma Yoga, o Yoga do trabalho esse está ao alcance de quem desejar.

 

A prática do Karma Yoga é trabalhar sem possuir apego aos resultados. O indiano tem a cultura de trabalhar para pagar a dívida de existir... Essa concepção está profundamente enraizada no espírito indiano. Quando nascemos - acreditam eles - assumimos um dever devido ao Karma, acredita-se que o Cosmo seja um jogo de ações e reações, a isso se denomina Karma. Todas as nossas ações geram reações e precisamos responder por elas. Mesmo que tenham sido assumidas antes do nascimento.

 

Se assumimos, verdadeiramente, nosso nascimento como uma dádiva e uma dívida estamos no caminho do Karma Yoga. Devemos ser eternamente gratos por recebermos a graça de ter a experiencia de ser um Humano e de termos a Terra como morada, a atmosfera, as águas, as plantas e nossa própria vida. Gratos por termos sidos gerados e criados por nossos pais, por termos recebido uma educação e toda a sabedoria das gerações, que nos faz como somos. A sabedoria da Índia antiga possui leis de conduta que são um verdadeiro fio condutor da sociedade.

 

O karma Yoga manifesta essas tradições através do ensinamento do trabalho desinteressado. Esse é um dos mais elevadas caminhos nessa cultura de Yoga. Trabalhar em prol do mundo. Trabalhar sem interesses egoístas. Trabalhar para mover a economia. Trabalhar para suprir o mundo de alimentos etc. Trabalhar como se estivesse fazendo Yoga, concentradamente, buscando a melhoria do mundo e a integração cósmica. Quantas foram as pessoas que trabalharam por amor à arte, por devoção à uma causa, sem visar diretamente recompensas. Quantos morreram ou viveram doando cada minuto de suas vidas. Assim é o Karma Yoga, quer se faça na tradição indiana ou por inspiração, simplesmente.

 

Karma Yoga é executar a ação que lhe cabe sem apego, pois mais vale saber o que está para você nessa vida. Perceba o que o mundo quer de você e o que você tem para dar. Executar a ação que lhe cabe, sem apego. Pois, mais vale a cada um o seu dom, as suas habilidades. O perigo é querer executar a tarefa mais apropriada para outros. Para o Hinduísmo a posição que nos encontramos na sociedade e a situação que devemos enfrentar em nossas próprias vidas são absolutamente efeito do acaso. Tem uma ligação profunda com nossos atos passados.

 

Portanto não devemos tentar escapar às condições que nós mesmos atraímos. Mas assumi-las plenamente, executando a função que está a nossa altura. Conhecendo o nosso lugar apropriado nesse grande corpo que é a sociedade.

 

A sociedade indiana, não se esqueça, baseia-se em princípios opostos aos de nossas sociedades modernas. Por tanto, nem todo indiano é um Karma Yoguin e nem todo Karma Yoguin precisa ser indiano, é uma escolha pessoal muito profunda.


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Alfenas Hoje

Diva Paiva
Professora de Yoga


-


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo