Postado em quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

‘Carta de Alfenas’ será elaborada para propor combate ao crime

Os participantes da audiência pública definiram por uma “carta” com propostas que podem ajudar no combate a criminalidade.


Alessandro Emergente
 
Os participantes da audiência pública, realizada pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira, definiram pela elaboração de uma “carta” contendo as propostas que podem ajudar no combate a criminalidade.

O documento, intitulado “Carta de Alfenas”, será assinado por diversas autoridades da área de segurança pública e representantes da sociedade civil organizada. Abrangerá propostas e reivindicações apresentadas durante a reunião como a do aumento do número de agentes para a Polícia Civil.

“Estamos todos defendendo uma causa comum. Talvez esta carta seja o embrião de um envolvimento maior na segurança pública”, disse o presidente da 21ª subseção da OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil), Daniel Murad.

Fotos: Henrique Higino

Uma carta será elaborada contendo reivindicações e propostas para ajudar a combater a criminalidade



O documento deverá ser encaminhado a Secretaria de Estado de Defesa Social e deve balizar as próximas ações na área de segurança pública. Uma das sugestões apresentadas durante a reunião é a realização de um fórum permanente para discutir o assunto.

Parâmetros 

O delegado regional João Simões de Almeida Júnior citou como exemplo as reuniões semanais, em Sete Lagoas - cidade onde atuou como delegado -, que contava com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.

A ampliação do sistema de monitoramento da cidade por meio de câmeras também foi citado, pelo secretário municipal Leonardo Vilela (Defesa Social), como uma das ações planejadas para o combate a criminalidade. Citou a troca do sistema atual, por meio de fios de fibra ótica, para o sistema via rádio o que permitirá a mudança de local das câmeras em pontos estratégicos diferenciados.

Na platéia, um comerciante chegou a reivindicar a colocação de uma câmera na rua Rui Barbosa, onde segundo ele há incidência de assaltos.

Estatística 

O major Daniel Paulino de Souza, comandante da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, fez uma demonstração de dados numéricos sobre a criminalidade em Alfenas. De acordo com a estatística da PM, o Índice de Criminalidade (IC) caiu de 72,43 (em 2007) para 63,70 (no ano passado). Também houve redução no Índice de Criminalidade Violenta (ICV): de 3,27 (em 2007) para 2,30 (em 2009).

A audiência pública foi realizada devido a um requerimento do vereador Sander Simaglio (PV) que presidiu a reunião. Somente outros dois vereadores participaram da audiência: Hesse Luiz Pereira (PSDB) e o presidente da Câmara, Jairo Campos (Jairinho/PDT).

A audiência pública foi solicitada após o crescimento no número de assaltos ao comércio, ocorrido em dezembro e janeiro. Outras reuniões também foram realizadas como a promovida pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas) e uma outra pela prefeitura.

De 2008 a 2009, os assaltos a comércio cresceram 97,05%, indo de 34 (em 2008) a 67 (em 2009). Os números integram o sistema de dados estatísticos da PM.

A reunião iniciou às 20h terminou por volta das 23h. Participaram da mesa de debates: o major Daniel Paulino; o delegado João Simões; o defensor público Geraldo Lopes Pereira; Daniel Murad (OAB-MG); Vander Cherry (Consepa/Conselho Comunitário de Segurança Pública de Alfenas); Lúcia Cardoso (Conselho Municipal de Ação e Desenvolvimento Social); Leonardo Vilela (Secretaria de Defesa Social), sargento Nestor Rodrigues (Corpo de Bombeiros); Francisco da Cunha Neto (presidente da Acia) e os vereadores Sander, Jairinho e Hesse.

A promotora de Justiça, Eliane Lago Corrêa justificou sua ausência através de um ofício no qual informa que já havia assumido um compromisso particular. O assssor de gabinete da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, Erick Rodarte, também encaminhou um ofício onde alegou já ter assumido um compromisso antes do agendamento da audiência pública.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo