Postado em quinta-feira, 26 de junho de 2025
às 19:07
Deputado Luizinho denuncia fechamento de turmas em escolas estaduais de Alfenas
Parlamentar alerta para "violação de direitos das crianças" e impactos em comunidades vulneráveis, pedindo revisão imediata da decisão do Estado.
Da Redação
O deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), apresentou, na quarta-feira, um requerimento à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O documento solicita providências urgentes contra o fechamento de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual no município de Alfenas.
O requerimento será encaminhado à Secretaria de Estado de Educação (SEE) e ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Caodca), do Ministério Público de Minas Gerais. A medida da SEE também foi denunciada pelo presidente da Câmara Municipal, Matheus Paccini (PDT), ao MP e aponta uma possível retaliação do Estado a Alfenas pela não adesão ao programa Mãos Dadas, anunciada essa semana pelo prefeito Fábio Marques Florêncio (PT).
Luizinho ao apresentar o requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Foto: Divulgação)
Para Luizinho, a medida proposta pelo Governo do Estado pode comprometer o acesso das crianças à educação em Alfenas. "Fechar turmas é violar os direitos das crianças. É inaceitável que o Estado abandone sua função básica de garantir a educação pública e de qualidade nos anos mais decisivos da formação escolar", declarou .
O requerimento enfatiza que a intenção da Secretaria de Estado de Educação de suprimir as turmas afeta diretamente comunidades vulneráveis. Segundo o parlamentar, a ação impõe obstáculos logísticos às famílias e ameaça a continuidade dos vínculos escolares dos estudantes.
"Não aceitaremos retrocessos na política educacional em Minas Gerais. Educação não é custo, é investimento. E nos primeiros anos, é ainda mais decisivo para o futuro das nossas crianças", concluiu o deputado.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Presidente da Câmara aciona MP por suposta retaliação do Estado a Alfenas
- Prefeito de Alfenas descarta municipalização de escolas da rede estadual
- Tribunal de Contas orienta Governo Zema a não formalizar municipalização de escolas por 15 dias
- Entraves para municipalização de escolas estaduais são apontados durante encontro com superintendente
- Projeto prevê consulta popular para municipalização do ensino fundamental