Postado em terça-feira, 8 de abril de 2025 às 23:11
Atualizada em quinta-feira, 10 de abril de 2025 às 21:27

Professor da Unifal debate loucura na literatura

Eloésio Paulo participou de dois eventos com transmissão online.


 Da Redação

O escritor Eloésio Paulo, professor de Letras/Português da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), participou de dois eventos literários online na quinta-feira, dia 10 de abril.

O docente integrou a mesa “Louco é quem me diz” do Projeto Luso-Brasilidades, ao lado da professora Fernanda Vicente Monteiro Vicente (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal). O evento, promovido pelo Real Gabinete Português de Leitura e mediado por Elisabeth Martini (UERJ), teve a fala de Eloésio sobre “Loucos da ficção machadiana: do frei ao doutor”, síntese de sua tese e ampliado em seu livro “Questões abertas sobre O Alienista (2020)”. A professora portuguesa abordou a loucura na obra de Júlio Dinis.

À noite, com apoio do Museu da Conversa Macanuda (MUCMAC), Eloésio participou da 10ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. O tema foi “A paisagem cultural sul-mineira nas obras de Dantas Motta e Amadeu de Queiroz”, com mediação de Eneida Monteiro (Caxambu) e participação do escritor Caio Maciel (Cruzília). Eloésio Paulo falará sobre “A prosa de Amadeu de Queiroz”, tema de suas resenhas na coluna Montra do Jornal Unifal.

Dia 10 de abril de 2025
10h: Mesa “Louco é quem me diz” – Projeto Luso-Brasilidades
Link: https://www.youtube.com/watch?v=eWveKj6piZM

19h: “A paisagem cultural sul-mineira nas obras de Dantas Motta e Amadeu de Queiroz” – Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Link:https://www.youtube.com/@museumucmac



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo