Postado em domingo, 31 de março de 2024 às 22:10

Mais de 1.300 chips são inseridos em cães e gatos

Chips guardam informações como o histórico de vacinação.


 Alessandro Emergente 

 
Um programa da Prefeitura de Alfenas já cadastrou com chip 1.300 animais. São cães e gatos comunitários ou que tenham como tutores integrantes de famílias de baixa renda. 
 
Os chips são cadastrados em um sistema estadual e guardam informações sobre o animal. A partir do chip é possível identificar desde o tutor do animal até histórico de vacinação, castração e outros dados sobre a saúde do cão ou gato.
 
Os chips são inseridos quando o animal é submetido a cirurgia de castração, realizada pelo Prosan (Programa Saúde dos Animais). Todos os meses são realizados um mutirão com até 150 castrações. 
 
Os animais selecionados são pertencentes à famílias de baixa renda ou indicados por protetores de animais, que recolhem cães comunitários para esterilização. 
 O programa de castração reserva todos os meses 150 vagas para cães e gatos (Foto: Divulgação)
 
 
A idealizadora do projeto Marta Pelegrin, que assumiu a função de vereadora por 90 dias, explica que os chips foram repassados pelo Estado a partir do programa estadual Seu Amigo. Alfenas foi contemplada com 1.600 chips após participar de um edital.
 
O programa de castração, realizado pelo Prosan, foi fundamental para que Alfenas fosse contemplada com os chips. Mas não foi o único critério. Há também um programa de adoção e outro de conscientização nas escolas sobre o cuidado com os animais. 
 
Marta diz que o programa de conscientização será ampliado por meio de uma parceria com a Unifal (Universidade Federal de Alfenas), que também desenvolverá ações de conscientização da população nas unidades básicas de saúde. 
 
Outra parceria anunciada por Marta é com o Senac ( Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que participará das feiras de adoções. Serão oferecidos, durante as feiras, serviços como limpeza de pele e massagem. O objetivo é atrair o público. 
 
Marta informa que, nesse mês de abril, haverá um novo edital do programa estadual Seu Amigo para disponibilização de novos chips. Alfenas participará novamente da seleção. 
 
A vereadora informa que uma necessidade é a realização de um censo de animais. Hoje, os dados disponíveis são referentes ao da vacinação antirrábica, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. 
 
Emenda parlamentar 
 
Em agosto estão programadas 1.600 castrações. Será um grande mutirão com o objetivo de zerar a fila de cães comunitários e de famílias de baixa renda. 
 
Marta informa que o mutirão será possível devido a uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho/ PT).
 
Além das castrações no canil municipal, o Prosan também realiza, a cada dois meses, 50 cirurgias exclusivas para a zona rural.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo