Postado em quarta-feira, 17 de julho de 2019 às 08:08

Falha na sobrancelha pode ser sintoma de doenças, incluindo DST: quando desconfiar?

Um pelo da sobrancelha cai, depois dois, três… De repente uma falha na sobrancelha anormal aparece nessa região do olho. Devo me preocupar?


 Como todos os pelos do corpo, os que compõem a sobrancelha também nascem e, em determinado momento, caem para serem repostos por outros mais novos. Entretanto, o ritmo de queda normal e saudável não deixa falhas perceptíveis.

Quando as falhas no contorno da sobrancelha passam a ser notadas, esse sinal pode indicar que a saúde dermatológica ou mesmo de outra ordem do corpo da pessoa está debilitada. São oito as doenças que podem ser denunciadas por este sintoma:

  • hipotiroidismo
  • lúpus
  • herpes zoster
  • desnutrição
  • estresse
  • sífilis
  • alopecia areata
  • alopecia frontal fibrosante

Por que doenças levam à falha na sobrancelha?

Segundo Betina Stefanello, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a queda dos pelos da sobrancelha acontece pelo fato de todas essas doenças serem de ordem inflamatória.

“Consequentemente, elas acabam atacando o folículo do pelo da sobrancelha”, explica a dermatologista.

Dentre as doenças citadas, as mais comuns de fazerem os pelos das sobrancelhas apresentarem falhas são a alopecia areata ou a alopecia frontal fibrosante - doenças dermatológicas que promovem a queda repentina de todos os fios e pelos do corpo, com a diferença de que a segunda leva à fibrose do tecido cutâneo.

Como saber se a falha na sobrancelha é doença

Pelo exame da sobrancelha, que consiste em uma observação clínica da região e das características presentes a olho nu e com o auxílio de um dermatoscópio, é possível verificar várias doenças dermatológicas, segundo Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Desde doenças de pele, que infiltram a pele da sobrancelha e causam a queda dos pelos - como é o caso da hanseníase - até o lúpus, quando atinge a sobrancelha”, diz Tatiana.

Porém, quando a sobrancelha começa a cair, é importante analisar todos os pelos do corpo e do couro cabeludo para ver se os mesmos sinais de queda também existem em outras regiões.

“Se houver outras áreas acometidas pela queda de pelo, a biópsia pode ser feita nelas. A gente sempre prefere biopsiar o lugar que deixa menos marca e a gente sabe que a sobrancelha é no meio do rosto, e se houver uma alteração parecida no couro cabeludo ou em alguma outra região que tenha pelo do corpo, é preferencial, porque não vai ter a marca tão aparente.”

É importante também atentar-se a outros sintomas manifestados pelo corpo, já que, exceto no caso das alopecias, dificilmente a queda de pelos será a única alteração. Mudanças no padrão de sono, cansaço e fraqueza, alteração de peso sem razão aparente, feridas genitais - no caso da sífilis - e lesões de pele - no caso da herpes zóster e do lúpus - e mudanças de humor são alguns (mas não os únicos) sinais importantes que merecem atenção

Como tratar?


O tratamento neste caso mira a doença em si, não apenas a queda de pelos. Dependendo de qual for, é possível reverter o quadro.

Stefanello explica que o tratamento, geralmente, envolve o uso de medicamentos via oral, combinado a cremes tópicos no local, para diminuir a inflamação e fazer crescer os pelos.

Entretanto, há casos, como a alopecia frontal fibrosante, em que o tratamento não envolve reversão do quadro, mas estacioná-lo antes que ele aumente.

“A alopecia areata é um caso que é possível tratar com um bom resultado. Já na frontal fibrosante, a gente não consegue reverter o quadro. Trata-se de uma doença evolutiva: uma vez que a pessoa tem, em alguns casos conseguimos estacioná-la, em outros, não. Nessa doença, as quedas de cabelo começam na sobrancelhas, e depois o recesso vai para o couro cabeludo (na orla). A pessoa vai ficando com a testa mais larga e o implante do cabelo, cada vez mais para trás. Mas não há reversão do quadro por ela ser uma alopecia cicatricial", diz.




Fonte:Vix



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo