Postado em quarta-feira, 26 de novembro de 2014 às 08:35

Diversificar a produção é receita de sucesso de fazenda-modelo em MG

Globo Rural mostra série de reportagens especiais sobre fazendas-modelo. Muitas alcançaram sucesso com técnicas sustentáveis e investimentos.


Do Portal do Agronegócio

Uma propriedade no sul de Minas Gerais vem diversificando a produção. O café cedeu espaço para outras culturas, como a cana e a uva, e a fabricação de cachaça, vinho e leite gerou emprego e equilibrou as contas.
 
O cafezal sempre foi a paisagem predominante na propriedade que fica em Cordislândia. Há 14 anos, 250 hectares de café era cultivados, hoje são apenas 100. A lavoura perdeu espaço para outras atividades.
 
Primeiro veio o gado leiteiro, depois os cavalos e recentemente a cachaça e o vinho. A diversificação trouxe segurança financeira à fazenda. “Sempre que a gente enfrentava uma crise relacionada à pecuária leiteira ou à cafeicultura, a gente tinha vários problemas nas questões financeiras. Foi por isso que a gente quis diversificar", diz o agricultor Luiz Roberto Porto Júnior.
 
Este ano, a estiagem prejudicou a safra de café. A quebra foi de 50%, mas o leite manteve o equilíbrio das contas com a produção diária de 5 mil litros. Atualmente, café e leite representam 60% da receita da fazenda, o restante está dividido entre a criação de cavalos e a fabricação de vinho e cachaça.
 
Com o aumento das atividades, a propriedade passou a produzir o ano inteiro. Com isso foi possível transformar empregos temporários em definitivos. Os funcionários que antes eram contratados para a colheita do café e depois dispensados, receberam treinamento e agora cuidam também da plantação de uva. Outros se especializaram e saíram das lavouras para trabalhar na produção de vinho e de cachaça.
 
O número de empregos cresceu 50% e os investimentos na vinícola e no alambique somam cerca de R$ 1,5 milhão. Até 120 mil litros de cachaça são produzidos por ano.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo