Postado em terça-feira, 1 de maio de 2018 às 14:02

Alfenas Hoje lança novo portal ao completar 11 anos

O novo portal foi projetado a partir de análises de dados do comportamento do internauta.


Da Redação

O portal de notícia Alfenas Hoje lança, nesta terça-feira (1° de maio) ao completar 11 anos, uma nova plataforma digital baseada na experiência do leitor. O novo layout foi projetado a partir de análises de dados do comportamento do internauta.

A nova versão traz uma apresentação mais “clean”, enfatizando ainda mais o conteúdo do portal de notícias. Detalhes no aspecto visual e na apresentação do conteúdo foram planejados para permitir que a navegação se torne mais agradável para o leitor.

De acordo com Etiene Rocha, responsável pelas estratégias digitais do Alfenas Hoje, a visão implementada no novo projeto é causar uma boa experiência de navegação para o leitor. Por isso, a equipe analisou minuciosamente os dados sobre o comportamento do internauta e cruzou essas informações com as novas tendências.

A equipe do Alfenas Hoje reunida pouco antes do lançamento do novo layout


Uma das novidades é a versão mobile do portal, que passa a atender os internautas que acessam o portal a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tabletes. Hoje, esses usuários respondem por 67% das visualizações do portal AH.

Toda a remodelação do portal atende a uma demanda do próprio leitor, identificada nesses estudos sobre o comportamento do usuário, explica Ronaldo Lira, front-end da empresa Adaptweb, parceira do Alfenas Hoje e responsável pela estruturação do projeto.

O portal agora passa a ser responsivo, ou seja, responde automaticamente a qualquer largura de tela. Com isso, a experiência do leitor durante a navegação se torna mais agradável. Alguns tipos de conteúdos e serviços passam a ficar mais acessíveis nos dispositivos móveis, que utilizam os sistemas operacionais Android ou IOS.

Interatividade

O novo portal ganha ainda mais interatividade com o leitor. O “Fale com a redação”, que permite contato direto dos leitores com a equipe de jornalismo, passa estar disponível na parte superior da página principal, acima do logotipo do AH. A ideia é facilitar o contato dos internautas com a redação.

Ronaldo Lira durante o desenvolvimento do novo portal Alfenas Hoje


Outra mudança com foco nessa interação com o leitor é a enquete. O serviço foi redirecionado para área superior, ao lado do noticiário local. A mudança permite que o serviço esteja mais associado ao conteúdo jornalístico, facilitando a experiência dos leitores em opinar sobre os fatos da cidade.

As redes sociais também ganharam mais espaço na nova versão do portal. As páginas oficiais do Alfenas Hoje no Facebook, no Instagram e no Twitter estão mais integradas ao projeto, sendo apresentadas no portal. O Instagram, por exemplo, foi integrado a página principal.

Mais ‘clean’

Outra mudança é na apresentação dos filmes que estão em cartaz em Alfenas. A área de cinema permite uma nova experiência com os internautas que passam a conhecer o que está em exibição com disponibilização dos trailers das produções cinematográficas.

A equipe cuidando dos últimos detalhes para o lançamento do portal


O “foco no leitor” foi a principal preocupação na elaboração do novo projeto, enfatiza Etiene. Por isso, segundo ela, a preocupação com a apresentação do conteúdo jornalístico ganhou “atenção dobrada”. Além do noticiário principal, a partir de fatos sobre Alfenas, o novo portal permite a intensificação do noticiário extra, oferecendo mais conteúdo para o leitor.

Na área superior da página principal, o Alfenas Hoje passa a oferecer o noticiário nacional de última hora, abastecido por grandes veículos de comunicação. O objetivo é que o leitor navegue pelo AH sem perder os fatos nacionais mais importantes.

Porém, as linhas editoriais alternativas em relação a grande mídia, com enfoques diferenciados sobre os grandes acontecimentos, permanecem disponíveis ao lado das notícias. “Mantemos a proposta de dar pluralidade na leitura dos acontecimentos jornalísticos por ser essa uma das diretrizes de nossa linha editorial”, explica o jornalista Alessandro Emergente, editor do portal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.