Postado em quinta-feira, 18 de setembro de 2014 às 13:08

Prefeitura decide pelo fim do Canil da Guarda Municipal alegando redução de despesa

Um prazo de 60 dias foi estabelecido para que se dê um destino aos cinco cães do canil.


 Alessandro Emergente

A prefeitura decidiu encerrar as atividades do Canil da GM (Guarda Civil Municipal), que auxiliava a polícia em operações contra o tráfico de drogas. Um prazo de 60 dias foi estabelecido para que a Secretaria de Defesa Social, a qual está vinculada a GM, dê um destino aos cinco cães do canil.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Vander Cherri, a decisão está relacionada às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município e que culminou, em agosto, com a determinação do prefeito Maurílio Peloso (PDT) de contingenciar 8,53% do orçamento, conjunto de medidas que incluiu demissões de servidores comissionados.

O documento, que fixa o prazo de 60 dias para o encerramento das atividades do Canil da GM, cita que o rendimento não estaria sendo satisfatório diante das despesas. Porém, questionado pela reportagem, o secretário disse que a decisão de fechamento está relacionada a uma política de redução de custos diante da dificuldade orçamentária.

Cherri disse ainda que o Canil da GM necessitava de investimentos para que pudesse desenvolver o trabalho. Porém, diante da dificuldade financeira, isso não é possível e, por isso, a prefeitura decidiu pelo fechamento. 

Os cães ficam em um canil ldisponibilizado pela PM, porém
a necessidade de adequação do local (Foto: Alessandro Emergente)

Quando questionado sobre a possibilidade do governo rever a decisão, o secretário de Defesa Social afirmou que essa possibilidade é pouco provável. O recuo na decisão, segundo ele, poderia ocorrer se houvesse uma recuperação significativa nas finanças nesse prazo de 60 dias.

Operacionalidade

O GM Morais, que atua no Canil com outros dois guardas municipais, lamenta a decisão e cita problemas que inviabilizam as ações efetivas do canil. Um deles é a falta de uma viatura com carroceria que fique à disposição do Canil para transportar adequadamente os cães.

Como mostrou o Alfenas Hoje no início de agosto a frota da GM está sucateada. Uma pick-up, que compõe a frota e serviria para as atribuições do Canil da GM, está com problemas mecânicos e aguarda a troca peças, segundo GM Morais.  

Os cães treinados para o combate ao tráfico de drogas são disponibilizados
em operações policiais (Fotos: Divulgação e G Minas/Reprodução) 

O transporte dos cães tem que ser feito em uma caixa específica e em veículos com carroceria, como a pick-up. Havendo essa condição de trabalho, o GM acredita que o uso dos cães poderia ser com uma escala de rotina, ajudando no policiamento pela cidade e no combate ao tráfico de drogas. 

Além da ausência de uma viatura não há um canil do próprio município, que utiliza um espaço cedido pela Polícia Militar. Porém, o local necessita de investimentos na adequação do local, com a melhoria da fossa séptica.

Cães

O Canil da GM é composto por cinco cães, quatro da raça pastor alemão e um labrador. Três cães pastor alemão são treinados para auxiliar no policiamento e para captura de fugitivos. Os outros dois, incluindo o labrador, são “cães de faro”, treinados para localizar drogas. Esses dois últimos animais já participaram de diversas operações policiais na região.

GM Morais explicou que, quando solicitado para operações em outros municípios, a Polícia ou o município solicitante disponibilizam o veículo para transportar os cães. Na gestão passada, segundo ele, a viatura da GM era utilizada, mas o combustível era custeado pelo solicitante.

Segundo o GM Morais, a participação do Canil da GM em cidades da região é porque há poucos canis com cães com este tipo de treinamento. Cita que apenas a PM de Varginha dispõe desse canil e a outra opção é a GM de Alfenas.

A participação do Canil da GM de Alfenas em outras cidades segue o entendimento de que ao combater o tráfico de drogas em cidades vizinhas “fecha o cerco” aos traficantes na região, beneficiando também Alfenas. Em julho, por exemplo, o Canil da GM participou de uma operação de combate ao tráfico de entorpecentes em Monte Belo.

O GM diz que terá dificuldade em dar um destino aos cães, uma vez que três deles, embora adestrados, são treinados para possibilidade de ataque e os outros dois, embora dóceis, têm como características não obedecerem exatamente porque são treinados para “revirar” os locais em busca da droga.

LEIA MAIS:

Canil da GM de Alfenas participa de operação anti-drogas em Paraguaçu

PM apreende drogas, armas e estoura uma refinaria de drogas



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo