Postado em domingo, 11 de maio de 2014 às 21:09

Apresentação de espetáculo teatral comemora os 126 anos de abolição

O espetáculo teatral marca o aniversário dos 126 anos de abolição da escravatura, comemorado no dia 13 de maio.


 Alessandro Emergente

A peça “Ogum: um guerreiro valente” será apresentada na próxima quarta-feira, às 20h30, no auditório Dr. Leão de Faria, na Unifal (Universidade Federal de Alfenas). O espetáculo teatral marca o aniversário dos 126 anos de abolição da escravatura, comemorado no dia 13 de maio. A entrada é gratuita.

O texto foi escrito há dois anos por Rodrigo Mikelino, que também vive o protagonista, durante a Semana da Abolição promovida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), no Rio de Janeiro, onde ator reside atualmente. No ano passado, a peça foi apresentada no Teatro Municipal de Alfenas.

Mikelino divide o palco com Gualter de Oliveira, responsável pela trilha sonora. Durante os 50 minutos de espetáculo, o público acompanha uma sincronia entre texto, canto e dança, sempre vivenciando a cultura da raça negra, conta Mikelino ao lembrar que a ideia é fazer com que as pessoas reflitam sobre o tema. 

A peça une texto, música e dança africana durante os 50 minutos
de apresentação (Foto: Rafaella Resck B/Divulgação)

Inspirado em um conto africano, a peça conta a história de um guerreiro negro – no caso Ogum – que sai para caçar e quando retorna, encontra a cada incendiada. Lá estavam mãe e um irmão, que morrem queimados. Tomado pela ira, ele sai à procura dos assassinos e encontra uma tribo, que não lhe dá nenhuma pista sobre os culpados. Então, Ogum mata todos dessa tribo. 

Rodrigo Mikelino e Gualter de Oliveira dividem o palco (Foto: Divulgação)

Depois disso, o personagem é tomado pela culpa e sai pelo mundo pregando a paz. “É um texto forte e emocionante”, diz Mikelino que também fica responsável pela direção da montagem dramática que utiliza figurinos épicos.

Segundo Rodrigo Mikelino, a peça discute uma espécie de “camuflagem” da cultura negra para a própria proteção dessa cultura através de uma trajetória de intolerância e preconceito da sociedade. A proposta, segundo ele, é fazer um teatro de reflexão e, por isso, ao final da peça, a ideia é abrir para um “bate papo”.

Serviço:
 
“Ogum: um guerreiro valente”
Local: Auditório Dr. Leão de Faria, na Unifal
Data: 13/05/2014
Horário: 20h30
Entrada: Franca
Classificação: Livre



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo