/noticia /
28/7/2010
|
Alessandro Emergente
O 13º salário dos vereadores de Alfenas está sendo pago pela presidência da Câmara Municipal após sete meses de indefinição. Os valores haviam sido bloqueados após um impasse sobre a legalidade do benefício para os agentes políticos o que chegou a virar alvo de uma ação na Justiça.
No final de 2009, a presidência da Câmara Municipal decidiu não efetuar o pagamento do 13º do salário aos vereadores devido ao posicionamento do Ministério Público Estadual, que entendia o beneficio aos agentes políticos como ilegal.
Em março de 2009, o MP chegou a recomendar a revogação de uma lei municipal que previa o pagamento do 13º a vereadores, prefeito e secretários. Mas a Câmara não cumpriu a recomendação.
TCE
A decisão da presidência em pagar o benefício é baseada em um entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com o Tribunal, responsável pela fiscalização das contas das prefeituras e das câmaras municipais, o benefício aos agentes políticos é constitucional desde que haja previsões legais aprovadas em legislaturas passadas.
É o caso de Alfenas que, no final do mandato passado, teve uma lei aprovada (nº 4.099, de 23 de dezembro de 2008) que instituiu o pagamento do 13º a prefeito, vice-prefeito e vereadores. O benefício dos secretários está previsto em outra lei municipal aprovada na mesma época.
Pagamento
Jairinho informou que o valor referente ao 13º dos vereadores foi reservado pela Câmara Municipal, mas só autorizaria o pagamento após um posicionamento da Justiça ou de um órgão fiscalizador como TCE. Foi o que aconteceu. A decisão do TCE respaldou a liberação do pagamento.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, somente o vereador Hesse Luiz Pereira (PSDB) optou por não receber o benefício. Apesar do entendimento do TCE, o vereador, que é formado em Direito, acredita não ser legal o benefício aos agentes políticos.
Foto: Arquivo

De acordo com a presidência da Câmara, Hesse foi o único a abrir mão do 13º salário
No final do ano passado, cinco vereadores chegaram a propor uma ação para receberem o benefício. Mas na época um deles desistiu: Marcos Antônio de Souza (Marcos da Santa Casa/PPS) retirou a assinatura do pedido judicial dias após a ação ser encaminhada à Justiça. Na época, declarou que faria a devolução do benefício caso recebesse.
Na semana passada, o vereador Enéias Rezende (PRTB) informou que a ação para o recebimento do 13º foi retirada após a presidência decidir efetuar o pagamento com base no documento do TCE. Enéias era um dos autores da ação.
Devido ao entendimento do Ministério Público Estadual, contrário ao pagamento do benefício a agentes políticos, a reportagem tentou contato com o promotor Fernando Magalhães na tarde quarta-feira, mas não conseguiu entrevistá-lo.
|
| Últimos Comentários |
Total: 26 |
| |
| cm |
3/8/2010 14:25:46 |
kd os vereadores que eram contra... pq receberam então. os únicos coerentes são o Hessse e os que reivindicaram o 13º. quem era contra deveria recusar. e aí sander, marquinho e cia ltda...
cm105@ig.com.br
alfenas-mg |
| |
| LUIZINHO |
30/7/2010 23:01:48 |
PENSO QUE, O 13º É DIREITO DE TODOS, QUEM SE VÊ SEM ESTE SALÁRIO QUE ATIRE A 1ª PEDRA.
EXCEÇÃO: O HESSE É O ÚNICO QUE NÃO PRECISA DO 13º TERCEIRO, POIS NÃO FAZ NADA. QUANDO NÃO SE PRECISA SE IGNORA, O QUE NÃO É REALIDADE DE MUITOS ALFENENSES.
luiz_tp@yahoo.com.br
Alfenas-MG |
| |
| Arnaldo |
30/7/2010 09:05:43 |
Patrícia, eu acho falta de ética sim, pois esta lei foram eles mesmos que criaram para se beneficiar. Não é que seja ilegal, mas acredito que esses vereadores ganham o suficiente e tem muitos benefícios além do salário. Então criar mais um salário? Penso que os vereadores "prestam serviços" e não trabalham como nós.
arnaldo@bol.com.br
Alfenas-MG |
| |
| CATARINA |
30/7/2010 08:48:18 |
AO ALFENENSE ENVERGONHADO,TALVEZ VOCE NÃO SEGUE AS REUNIOES DA CAMARA SE SEGUIR VOCE É UM ZE MANÉ DE PRIMEIRA.HESSE FICOU QUATRO MANDATOS COMO PREFEITO NÃO TROUXE UM EMPREGO P/NOSSA CIDADE E AINDA ESTE ANO VOTOU CONTRA O INCENTIVO DA EMPRESA PAZZOTI SE INSTALAR EM NOSSO MUNICIPIO.EMPRESA ESTA QUE DEVE GERAR MAIS DE 100 EMPREGOS.ZE MANE QUEM VOTA CONTRA O EMPREGO NÃO QUER O BEM DE NOSSA CIDADE!!!
CATARINA.COM
ALFENAS-MG |
| |
| abraao |
30/7/2010 08:37:29 |
Eu que sempre entro neste site leio alguns comentarios,digo ao comentario do Reginaldo-Talvez ele não precise de nada que ele relatou porque deve ter um belo de um salario,mas tem muita gente que precisa e muito de ajuda e por isso tem alguns vereadores que alem de votar as leis para melhorar o anseio da população ainda serve de assistente social.Parabens aos vereadores que trabalham p/os irmaos
abraao@uol.com
alfenas-mg |
| |
| Reginaldo |
29/7/2010 23:58:56 |
vereador minha gente, não é para levar pessoas para o hospital , não é para pagar conta de agua ou energia, não é para comprar remédio para a população... vereador existe para votar as leis! que de alguma forma irá trazer algum bebeficio para a população! é por isso que alfenas é uma cidade tão atrasada as pessoas votam em quem é mais {bonzinho}.... bando de ignorantes!! analfabetos! idiotas!
naldinho.lima@hotmail.com
alfenas-mg |
| |
| EDSON MOREIRA |
29/7/2010 17:28:51 |
PELO QUE VEJO O VEREADOR TRABALHA MAIS ATE DO QUE UM TRABALHDOR CLT.TEMOS QUE RESSALTAR O VEREADOR É ALVO DE TODO TIPO DE PESSOAS,NÃO TEM HORA E NEM DIA,FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL ELES ESTÃO A DISPOSIÇÃO EM SERVIR A POPULAÇÃO COM EXCESSÃO DE ALGUNS VEREADORES QUE NÃO PRESTA NEM PARA CONTRATAR UMA SECRETARIA PARA ATENDER SEUS ELEITORES.
EDSON.COM.BR
ALFENAS-MG |
| |
| mulhergato |
29/7/2010 16:48:44 |
e eu que convivo no dia a dia com esses vereadores,vejo que eles nao fazem nada,nao cumprem horario,nao fazem nada p melhorar a vida do povo alfenense e so trabalham na epoca de eleicoes,carro, ate viagem particular é feita c o carro da prefeitura...
mulhregato
alfenas-mg |
| |
| mulhergato |
29/7/2010 16:44:27 |
rs rs rs rs rs rs e serviço bom.
mulhergato@hotmail.com
alfenas-mg |
| |
| popo |
29/7/2010 15:33:10 |
PARABENS HESSE PELO ALMENOS 1 NESSE NINHO E COPENTENTE PARA ESRA AI POIS TRABALHAR VEZ POR SEMANA CANHAR O QUE GANHA E NAO FAZER NADA PELA CIDADE E AINDA RECEBER 13 SALARIO ISSO E DE+++++++++++
brasileiro justo @bol.com.br
ALFENAS-mg |
| |
| alfenense envergonhado |
29/7/2010 15:23:04 |
Ao tal CHARUTO que alias deve ser burro falando a respeito do HESSE, fique sabendo que vereador não tem que ajudar ninguem em particular não, tem é que apresentar projetos, fiscalizar o executivo coisa que somente ele e no maximo mais 2 vereadores fazem. E Alfenas tem os vereadores porque existe eleitores muito inteligente como voce, e tirando o HESSE e mais uns dois o resto é resto graças a voces
josehp@yahoo.com
bh-mg |
| |
| Mateus |
29/7/2010 14:51:27 |
Em um dos comentários abaixo está escrito: "Eu que convivo o dia a dia com alguns vereadores vejo o tanto que eles trabalham.Se não bastasse as leis que eles aprovam na camara para maelhorar a vida do povo". A vida de que povo está sendo melhorada? e quais vereadores trabalham tanto? De que cidade você é? Ele veio junto com o circo que está ai.. só pode... uma piada ele... engraçadissimo..
msmatrix13@hotmail.com
Alfenas-MG |
| |
| NENA! |
29/7/2010 14:25:19 |
O Hesse mostrou que não tá lá por dinheiro e sim para representar a população de Alfenas (principalmente seus eleitores) perante ao poder executivo, mostrando que a Democracia se faz com dignidade e honradez. Parabéns Hesse, sempre votarei em vc.
gsguedes@hotmail.com
Alfenas-MG |
| |
| PATRICIA |
29/7/2010 13:55:20 |
ARNALDO,RESPEITO SUA OPINIÃO MAS DESCORDO DE VOCE PLENAMENTE QUE É FALTA DE ETICA.SE ESTA PREVISTO EM LEI NADA MAIS JUSTO O RECEBIMENTO DO DECIMO TERCEIRO.FALTA DE ETCA É AQUELES VEREADORES ELEITOS DEPOIS DÁ AS COSTAS PARA SEUS ELEITORES VOCE SÓ ENCONTRA COM ELES NAS REUNIÕES AS SEGUNDAS FEIRA E OLHE LÁ.
PATY.COM
ALFENAS-MG |
| |
| sonia |
29/7/2010 13:49:21 |
Se o tribunal de contas de minas decidiu pelo pagamento do decimo terceiro nada mais justo que os vereadores recebão.Jó o ilustrissimo Hesse como sempre abdicando de seus direitos por isso Alfenas ficou em suas mãos por mais de vinte anos de atraso,e não se atualizou politicamente,quando preisei dele ele finjiu que nem me conhecia.Atualiza vereador sua derrota na proxima será certeira.
sonia@hotmail.com.br
alfenas-mg |
| |
| sonia |
29/7/2010 11:25:30 |
Vereador é pau para toda obra,é o politico que voce encontra o dia a dia,os demais só de quatro em quatro anos.Se o TCE deu parecer favoravel ao pagamento do 13]SALARIO nada mais justo do pagamento a eles.Tem politicos quae recebem ate o 14 salario
sonia@aol.com.br
alfenas-mg |
| |
| Arnaldo |
29/7/2010 10:37:58 |
"...e eu aqui descascando batata no porão..." Parabéns ao vereador Hesse pelo bom senso e ética.
arnaldo@bol.com.br
Alfenas-MG |
| |
| carlos aparecido |
29/7/2010 09:54:33 |
Eu que convivo o dia a dia com alguns vereadores vejo o tanto que eles trabalham.Se não bastasse as leis que eles aprovam na camara para maelhorar a vida do povo,eles ainda trabalham de assistente social .Carro servem como ambulancias e muito mais Vamos trabalhar Hesse para fazer jus ao salario.
caparecido@yahoo.com.br
pinheirinho-mg |
| |
| Fernando |
29/7/2010 09:44:08 |
Resta saber o que fazem esses doutos senhores, além de dar nomes a ruas e processar pedidos na prefeitura.Não to acreditando nisso meu que loucura que bando de safados coitado do povão que tem que pagar a conta, as eleições estão ai gente não podemos deixar esses politicos profissonais ai fazendo isso pelo amor de Deus.
****
Alfenas-** |
| |
| CHARUTO |
29/7/2010 08:58:46 |
PRA QUE O HESSE VAI RECEBER O SEU DECIMO TERCEIRO,É O VEREADOR QUE MENOS TRABALHA,NÃO AJUDA NIMGUEM.SE VOCE TEM DUVIDA PROCURA ELE EM SEU GABINETE PARA VER SE ENCONTRA.
CHARUTO.COM
ALFENAS-MG |
| |
| joao carlos |
29/7/2010 08:55:54 |
Nada mais justo o pagamento do decimo terceiro aos vereadores,se os deputados,presidente,ministros que ganham uma fortuna recebem porque não os vereadores que ganham micharia em relação aos cargos citados acima.Vereadores é o para raio da politica,tudo que precisa o povo vai em cima deles seja na rua,no seu gabinete ou até mesmo na sua residencia.
joao carlos@uol.com.br
alfenas-mg |
| |
| ROMEU DA JULIETA |
29/7/2010 07:38:41 |
Parabens Hesse!DIGNIDADE é isso.Enquanto
centenas de pobres Alfenenses recebem salario
miseravel ,outros lutam para receber nem isso,
ALGUNS vereadores de Alfenas que só esquentam
a bunda nas cadeiras da CAMARA,lutam p/receber
êsse absurdo de 13!Alguns POLITICOS acha que
Prefeitura é cabide de emprego e meio de vida!NÃO SE
ESQUEÇAM QUE ESTE DINHEIRO É NOSSO!Sai dos
nossos bolsos!
NOSSO DINHEIRO
ALFENAS-MG |
| |
| Ficha "limpa" do Sander |
29/7/2010 05:32:10 |
Cont...
Como conhecedor das leis, digo, ele está cometendo um grave erro, pois, ele deveria esperar a queixa crime transitar em julgado e favorável a ele para ajuizar as presentes ações de indenizações por danos morais.
Fica fácil se defender nas ações cíveis, tendo em vista que ele perdeu em 1.ª instãncia...Deveria aguardar a turma recursal julgar para ingressar com as ações...
fichalimpa@bol.com.br
Alfenas-MG |
| |
| Ficha "limpa" do Sander |
29/7/2010 05:28:07 |
O digníssimo vereador Sander Simaglio, que possui minha admiração, apesar do que irei expor a seguir, está utilizando o judiciário, a máquina judiciária para processar "deus e o mundo"...
E os processos estão sendo extintos, seja por falta de pressupostos processuais, condições da ação,etc...
E, o pior..como conhecedor da lei, ele comete um grave erro ao ingressar com ações de danos morais..
fichalimpa@bol.com.br
Alfenas-MG |
| |
| Justiça |
29/7/2010 04:25:30 |
Muitos irão reclamar...mas não tiram a b....... do sofá para nada.
ddd@bol.com.br
Alfenas-mg |
| |
| anonimo por enquanto |
28/7/2010 20:45:18 |
Absurdo!!Não sei se é ilusão de optica,qualidade da foto,ou simplesmente relaxo.O jardim!!O jardim que aparece na foto parece estar mal cuidado.Será que o "jardineiro" responsável não está contente com o salário que lhe pagam e está "tentando" um pretexto para que lhe mandem embora?Se não estiver satisfeito,peça demissão.Tem muita gente que ficaria contente com ATÉ mesmo um salário minimo.Bsurdo.
evolutionalfenas@hotmail.com
alfenas-mg |
| |
|
O
conteúdo de cada comentário é de única
e exclusiva responsabilidade civil e penal do
autor do mesmo, por isso o IP
esta sendo gravado em nossos servidores. A redação
do Alfenas Hoje reserva-se o direito de reprovar
parcialmente
ou na íntegra os comentários que
apresentem em seu conteúdo os itens relacionados
abaixo:
• conteúdo
pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo;
• informação sobre atividades ilegais e incitação
ao crime;
• acusações sem prova documental que possam caracterizar
calúnia;
• afirmações injuriosas ou difamatórias;
• propaganda política para candidatos, partidos ou coligações,
bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
• e-mails identificados como inexistentes ou ausência do mesmo;
• oferecimento de qualquer tipo de produto para venda;
• utilizar-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito
de cometer qualquer atividade ilícita;
• difamar, ofender, perturbar a tranqüilidade alheia, perseguir, ameaçar
ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.
|