Postado em terça-feira, 12 de setembro de 2017 às 13:01

ONG encaminha sugestão de lei para punir maus-tratos de animais

A medida estabelece multas para quem cometer abusos. Mas esse tipo penalidade já é previsto em uma lei estadual. (Foto ilustrativa ao lado)


Da Redação

A Associação São Francisco de Assis, entidade protetora de animais, encaminhou à Câmara Municipal um anteprojeto para combater o abandono e maus-tratos de animais. A medida estabelece a fixação de multas para quem cometer abusos. Esse tipo penalidade, no entanto, já é previsto em uma lei estadual (n˚ 22.231/2016).

A minuta foi entregue ao vereador Vagner Morais (Guinho/PT). A proposta prevê pagamento de multa para quem abandonar animais domésticos. Também determina esse tipo de penalidade nos casos de maus-tratos e abusos contra os animais. O objetivo é coibir esses tipos de práticas em Alfenas.

A minuta do projeto não específica os valores que serão impostos aos infratores e nem medidas extras em casos de reincidências. A ideia é que essa regulamentação seja discutida pela Câmara Municipal, criando uma lei específica em complementação a legislação já existente.

 

Abandono


“O projeto considera crueldade aos animais qualquer ação ou omissão que implique abuso, ferimento ou mutilação de animais, sejam silvestres ou domésticos, mas principalmente o abandono”, diz um trecho da minuta.

De acordo com a Associação São Francisco de Assis, Andrea Duarte, a motivação para apresentação da proposta é o grande número de animais abandonados em Alfenas. Por conta disso, acredita a representante da ONG, é necessário criar normas legais que combatam os abusos na cidade reforce a legislação já existente.

Em julho do ano passado, o governador Fernando Pimentel (PT) sancionou uma lei estadual (n˚ 22.231/2016) que dispõem sobre a definição de maus-tratos contra animais e fixa multas, tendo como referência as unidades fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs).

No final de agosto, a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública para debater temas relacionados aos animais abandonados. Na ocasião, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) anunciou a criação de um disque-denúncia e de um Fundo Municipal para políticas públicas voltadas para a saúde e bem estar dos animais.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo