Postado em quarta-feira, 30 de novembro de 2016 às 11:24

Manifestantes de Alfenas participam de protesto em Brasília contra a PEC do Teto

O protesto também é contrário da Medida Provisória que modifica o ensino médio sem um debate prévio.


 Alessandro Emergente

Uma delegação do Movimento da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) contra a PEC 55 (que congela os gastos públicos por 20 anos) participou das manifestações em Brasília (DF), ocorrida nessa terça-feira (29), em protesto a medida. Apesar da rejeição popular, a proposta de emenda constitucional acabou sendo aprovada, em 1˚ turno, no Senado. Foram 61 votos favoráveis e 14 contrários.

As manifestações em Brasília também são contra a reforma do ensino médio, proposta por meio de medida provisória (MP). O governo apresentou a proposta sem uma discussão prévia com os setores envolvidos e escolheu a MP como estratégia, o que limita o debate, uma vez que o Congresso Nacional tem que apreciar a proposição em, no máximo, 60 dias.

A delegação de Alfenas, presente em Brasília, reuniu professores universitários, estudantes e técnicos-administrativos da Unifal. As três categorias estão em greve, o que culminou com a suspensão do calendário acadêmico na Universidade

Os manifestantes ligados a Unifal são dos quatro câmpus, incluindo Varginha e Poços de Caldas. Em Alfenas, no último dia 11, manifestantes também foram as ruas para um protesto. Quatro escolas da rede estadual estão ocupadas pelos estudantes, porém com aulas paralelas. 

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, as manifestações preocupam o Palácio do Planalto, que teme que o episódio de terça-feira possa inflar os atos que estão sendo convocados para o dia 4, em São Paulo. A manifestação convocada tem como pauta o protesto contra um eventual projeto de anistia ao caixa 2.

Há também protestos contra a PEC do Teto e contra a MP do Ensino Médio sendo convocados para o dia 11, véspera da previsão do segundo turno da votação da PEC no Senado.

Anteriormente, a PEC dos Tetos tramitou na Câmara do Deputados sob o número 241 – no Senado ela é classificada como PEC 55. Em 10 de outubro, a matéria foi aprovada em primeiro turno, com 366 votos favoráveis, 111 contrários e duas abstenções. Quinze dias depois, a proposta passou por uma segunda votação, como determina a legislação, sendo novamente aprovada. Foram 359 votos a favor, 116 contra e duas abstenções.

Manifestantes da Unifal participam de protestos, em Brasília, contra as PEC do Teto e a MP do Ensino Médio (Fotos: Reprodução/WhatsApp)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo