Postado em sábado, 28 de maio de 2016 às 22:27

PSOL lança professora universitária como pré-candidata à prefeitura

O nome de Marcela é um dos seis pré-candidatos confirmados até o momento, sendo quatro deles com os vices anunciados.


 Alessandro Emergente

O PSOL lançou o nome da professora universitária Marcela Rufato como pré-candidata à prefeitura de Alfenas nas eleições de outubro. O nome de Marcela é um dos seis pré-candidatos confirmados até o momento, sendo quatro deles com os vices já anunciados.

A chapa definida pelo PSOL tem como vice o microempresário Marcos Souza, também filiado ao partido. Além disso, três nomes foram lançados como pré-candidatos para disputa para Câmara Municipal. O lançamento foi durante um encontro, no último dia 22, na Câmara Municipal.

A tendência é que o PSOL entre na disputa sem firmar coligações nem mesmo na eleição proporcional. Isso porque as legendas de esquerda, com as quais o PSOL tem afinidade ideológica – como PSTU e PCB -, não têm comissões provisórias em Alfenas.

Marcela, que também preside o PSOL em Alfenas, afasta qualquer possibilidade de coligações por conveniência eleitoral, reafirmando a importância de uma união em torno de um conteúdo programático. Ela diz que a ideia de lançar um nome na disputa majoritária das eleições deste ano começou a ser discutida no final de 2015.

Proposta de esquerda

A proposta, segundo a presidente do PSOL e pré-candidata pelo partido, é construir uma plataforma de governo de esquerda de forma coletiva, abrangendo temas negligenciados por partidos conservadores como questões envolvendo os negros, as mulheres e o público LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Por isso, serão realizados círculos temáticos que servirão para elaboração desse plano de governo. O próximo está agendado para o dia 19 de junho e discutirá as questões envolvendo as mulheres. O local ainda será definido.

Marcela é natural de São Paulo e está filiada ao PSOL desde 2012. Em setembro de 2013, ela mudou-se para Alfenas para assumir o cargo de professora do curso de graduação de Ciências Sociais na Unifal (Universidade Federal de Alfenas). Em abril do ano passado, assumiu a presidência da legenda em Alfenas.

Outras pré-candidaturas

Já são seis nomes colocados como pré-candidatos a prefeito de Alfenas, sendo quatro com os vices já definidos. Na semana passada, o PSB lançou os nomes do médico oncologista Marcos Eduardo Andrade (Dr. Marcos/PSB) e o empresário Marcos Duarte (Marcão/PPS). O presidente da Câmara Municipal, Enéias Rezende (PRTB), e o vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) também já haviam lançados suas pré-candidaturas a prefeito e vice, respectivamente.

A pré-candidatura do ex-prefeito Antônio Munhoz (Toninho Munhoz/DEM), apoiada pelo atual governo, foi confirmada em fevereiro e tem o vereador Jairo Campos (Jairinho/PDT), do partido do prefeito Maurílio Peloso, como vice na chapa. O nome de Toninho Munhoz surgiu, nos bastidores, no final do ano passado após nomes cogitados na base do governo não emplacarem

Outras duas pré-candidaturas ainda não definiram os nomes dos vices. A do ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) que deve ter seu vice indicado pelo PMDB como mostrou o AH em março. Nos bastidores, o nome do petista já era apontado para a disputa eleitoral desde o ano passado. Em abril, ele deixou a Secretaria de Saúde de Limeira (SP) para se dedicar a disputa em Alfenas.

O advogado Joselito de Souza (PTB) também tem seu nome colocado como pré-candidato a prefeito, mas também não anunciou o vice. Já o ambientalista Itamar Silva (PSL) chegou a anunciar seu nome, mas a situação está indefinida. Ele aguarda um encontro com a direção estadual da legenda para definir um posicionamento. Se confirmado, será a sétima pré-candidatura para a disputa majoritária.

Acima, o lançamento das pré-candidaturas do PSOL em Alfenas. Abaixo, Marcela Rufato e Marcos Souza, os pré-candidatos à Prefeitura de Alfenas nas eleições de outubro (Fotos: Divulgação)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.