Postado em quarta-feira, 20 de agosto de 2025 às 20:08

Unifal integra parceria para criar Observatório do Audiovisual Mineiro

Iniciativa pioneira em MG vai mapear e analisar toda a cadeia produtiva do setor, com o objetivo de subsidiar políticas públicas.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) é uma das instituições à frente da criação do Observatório do Audiovisual Mineiro, uma parceria inédita com a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e o Instituto Gesto. A assinatura do protocolo de intenções aconteceu na última terça-feira, em Belo Horizonte, durante o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

A iniciativa pretende mapear toda a cadeia produtiva do setor em Minas, que já ocupa a terceira posição no país em número de produções e agentes econômicos. "A pesquisa vai permitir entender a força do setor em Minas", afirmou Gustavo Mendicino, presidente da EMC. Ele destacou que o observatório identificará tanto os pontos fortes para ações de fomento quanto as lacunas que precisam ser preenchidas por políticas públicas.

A participação da Unifal é vista como fundamental para o projeto. O vice-reitor, Alessandro Antônio Costa Pereira, reforçou que a universidade pública tem a missão de produzir conhecimento científico para o desenvolvimento da sociedade. "Unir essa expertise acadêmica à atuação de uma empresa pública fortalece a construção de políticas e ações que beneficiem todo o setor audiovisual mineiro", pontuou.

Além do observatório, a parceria também prevê a realização de cursos de formação, intercâmbio de conhecimento técnico, materiais, acervos e dados, além da organização de eventos e projetos de pesquisa. A colaboração reforça a capacidade da Unifal de contribuir para o desenvolvimento cultural e social do estado.

A assinatura foi em BH durante o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Foto: Rede Minas/Divulgação)



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo