Postado em quarta-feira, 26 de agosto de 2026
às 15:03
Alfenas assina termos da Lei Aldir Blanc e contempla mais de 60 trabalhadores da cultura
Município recebeu R$ 582,3 mil para financiar projetos culturais entre outubro deste ano e julho de 2027.
Da Redação
Mais de 60 artistas e trabalhadores da cultura de Alfenas foram contemplados pela segunda etapa da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os termos de premiação e execução dos projetos foram assinados na noite de segunda-feira, durante cerimônia realizada no Teatro Municipal de Alfenas.
Para o Ciclo 02 da PNAB, o município recebeu R$ 582.376 do governo federal. O recurso é destinado ao financiamento de ações, projetos e iniciativas culturais desenvolvidos em Alfenas.
A execução dos projetos está prevista para ocorrer entre outubro deste ano e julho de 2027. As iniciativas contemplam diferentes áreas, entre elas literatura, hip-hop, teatro, dança, música, produção cultural, artesanato e audiovisual. Também estão previstas ações voltadas à valorização de festejos e manifestações culturais das comunidades rurais.

Além da produção artística, os recursos devem movimentar uma cadeia de profissionais ligados à cultura, incluindo produtores, técnicos, prestadores de serviços e trabalhadores envolvidos na realização de eventos e atividades culturais. Segundo a Prefeitura, a aplicação dos recursos também contribui para a circulação de dinheiro na economia local.
Cerimônia
Durante a cerimônia, o prefeito Fábio Marques Florêncio (PT) e o vice-prefeito Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB) destacaram a importância das políticas de incentivo ao setor cultural e a contribuição de diferentes profissionais, saberes e manifestações para a identidade e o desenvolvimento do município.
Com a assinatura dos termos, os projetos selecionados entram na etapa de execução. A programação prevista para os próximos meses amplia a presença de atividades culturais em diferentes linguagens e inclui iniciativas voltadas também às comunidades da zona rural de Alfenas.
