Postado em quinta-feira, 20 de março de 2025 às 17:05

Presidente da Câmara Municipal propõe comitê de crise e prevenção contra alagamentos

Documento foi enviado ao governo por meio de indicação, oficializada na sessão legislativa de segunda-feira.


 Alessandro Emergente

O presidente da Câmara Municipal, Matheus Paccini (PDT), propôs ao governo municipal a criação de um comitê permanente de crise e prevenção contra alagamentos em Alfenas. A proposta foi oficializada por meio de uma indicação, apresentada na sessão legislativa da última segunda-feira.

Inicialmente, a indicação não estava na pauta, que é definida na sexta-feira anterior a reunião legislativa, que é realizada toda segunda à noite. Porém, foi incluída na pauta após o forte temporal na noite de domingo, que gerou prejuízo a moradores. 

O objetivo do comitê é criar um grupo técnico permanente para prevenção de danos causados pela crise climática. "Devido a mudança climática e constante ampliação da urbanização municipal, com construção de novos loteamentos e empreendimentos, faz-se necessário o preparo e a fiscalização para que alagamentos e enchentes sejam prevenidos", diz a justificativa apresentada pelo vereador.

De acordo com o parlamentar, o comitê poderá cumprir um papel essencial para revisão do plano diretor, documento que norteia a ocupação dos espaços urbanos como, por exemplo, a liberação de novos loteamentos e empreendimentos imobiliários.

Crise climática

Ainda na segunda-feira, antes da sessão legislativa, o ex-vereador Luciano Solar (Luciano Lee) postou um vídeo nas redes sociais criticando o governo pela extinção da Secretaria Municipal do Clima, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social. A Pasta não foi extinta oficialmente com uma nova reforma administrativa, mas na prática está inexistente desde janeiro.

O ex-parlamentar disse que, em 2023, uma parceria entre a Secretaria do Clima e uma universidade norte-americana gerou um relatório com áreas de riscos em Alfenas, que poderiam ser afetadas. Segundo ele, as áreas prejudicadas no último domingo constam no relatório. Solar anunciou que vai procurar Paccini e sugerir que ele que apresente um plano de prevenção para os efeitos da crise climática.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo