Postado em sábado, 18 de dezembro de 2021 às 12:12

Conselho Universitário vota lista tríplice para próximo reitor

O atual reitor Sandro Cerveira foi o mais votado, seguido por Alessandro Costa Pereira e Romeu Adriano da Silva.


 Alessandro Emergente

O Consuni (Conselho Universitário), da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), realizou, na última terça-feira (14), uma votação para composição da lista tríplice para definição do próximo reitor, que comandará a Universidade pelos próximos quatro anos. Foi mais uma etapa do cronograma para definição da lista tríplice, que será apresentada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela nomeação.

A lista indica a preferência da comunidade universitária, mas a decisão final é do governo federal. O atual reitor Sandro Amadeu Cerveira, que foi o mais votado pela comunidade acadêmica (processo que envolveu professores, técnicos e estudantes), também foi o mais votado no Consuni e é um dos nomes que compõe a lista tríplice. 

Os outros dois nomes mais votados e que devem integrar a lista são os professores Alessandro Antônio Costa Pereira, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), e Romeu Adriano da Silva, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Eles obtiveram 10 e oito votos, respectivamente. Já Cerveira, que é do ICHL, obteve 33 votos.

A publicação oficial da lista tríplice será feita somente na próxima terça-feira, dia 21, e poderá ser consultada numa página da Unifal [CLIQUE AQUI] dedicada as informações sobre esse processo. Até a última quinta-feira, havia prazo para recurso contra a votação, porém na página da Universidade não é informado nenhum tipo de recurso nesse período. 

Além dos três mais votados, outros dois nomes também participaram da disputa: Rosângela Rodrigues Borges, do ICHL, obteve um voto e o candidato Alexandre Giusti Paiva, do ICB, não recebeu nenhum voto.

Paiva também participou do processo de consulta à comunidade acadêmica e, com 5,24% da preferência, foi o terceiro mais votado numa lista de três candidatos. A segunda colocada, Maísa Lima Brigagão, com 24,77%, não colocou seu nome na votação promovida pelo Consuni. Cerveira havia alcançado, na consulta à comunidade, 46,25% da preferência.

Na votação do Consuni, na última terça-feira, houve a participação de 60 conselheiros representando as categorias docente, técnico-administrativo (TAES) e discente, sendo 43 docentes, nove TAES e oito discentes. Foram registradas oito abstenções na votação. De acordo com a Resolução 22/2021, normativa que rege o processo de elaboração da lista tríplice, na votação são computados apenas os votos válidos, excluídos os votos brancos, nulos e abstenções.


*Com informações da assessoria de comunicação da Unifal
**Foto na página principal: Site oficial da Unifal/Reprodução



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo