Postado em sábado, 27 de novembro de 2021 às 11:11
Atualizada em segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 16:01

Pai conquista Mineiro e filho o Brasileiro de ciclismo

Gustavo Costa e o filho Henrique Valadão Costa comemoram os títulos conquistados em uma maratona de ciclismo.


 Alessandro Emergente

Campeão mineiro e campeão brasileiro. Esses foram os títulos conquistados em um trajeto de 50 km pelos ciclistas Gustavo Silveira da Costa (Campeão Mineiro de MTB XCM E-Bike) e Henrique Valadão Dias Silveira da Costa (Campeão Brasileiro e Mineiro de MTB XCM Sub 15), realizado em Juiz de Fora (MG), no último dia 21.

O título foi definido em prova única realizada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) em uma maratona de ciclismo. O trajeto de 50 km foi feito basicamente por estradas rurais de Juiz de Fora (um dos trechos também passou por Chácara, um município com cerca de 3 mil habitantes).

O trajeto incluía subidas e descidas consideradas leves pelos competidores - com cerca de 15 minutos de duração. O percurso foi inédito e foi disputado com estrada aberta, ou seja, o trajeto não foi isolado para a competição. Foram, ao todo, cerca de duas horas de percurso, sendo que Gustavo terminou com o tempo de 1h48min e Henrique com 1h52min. 

Gustavo e o filho Henrique após as conquistas em Juiz de Fora (Foto: Divulgação)



Na prova disputada por Gustavo participaram 16 competidores, enquanto que, na de Henrique, eram cerca de 13. Na largada foram cerca de 600 ciclistas, distribuídos por pelotões – os melhores no ranking e as categorias mais fortes largam na frente. Na disputada haviam atletas de diferentes regiões do país, como Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e dos estados do Nordeste.

Uma curiosidade em relação a categoria vencida por Gustavo – e que justifica a classificação E-Bike – é o uso de uma bateria e um motor, que funciona até o ciclista atingir 25 km/hora. Depois disso, a vantagem se transforma em desvantagem, pois os equipamentos viram um peso adicional, de cerca de 23 Kg.
 

Acima, momento da chegada da Sub 15. Ficou a 0,03 segundos do terceiro colocado. Abaixo, pódio da categoria Sub 15 do Campeonato Brasileiro de MTB XCM (Fotos: Divulgação)



Esse ano Henrique já conquistou outros títulos, como o Sul Mineiro, e o Big Biker, conquistado em Santo Antônio do Pinhal (SP), além de liderar o ranking mineiro sub 15. A liderança no ranking dá vantagens na hora de escolha na posição de largadas das competições promovidas pela Federação Mineira de Ciclismo.

Henrique e seu pai, Gustavo, integram a equipe de ciclistas de Alfenas. De acordo com o Secretária Executivo de Governo, Carlos Henrique de Souza, a equipe ainda irá participar de duas grandes provas para finalizar o calendário 2021. A primeira será a CIMTB, em Taubaté, entre os dias 3 e 5 de dezembro. E no dia 12 de dezembro a Ouro Biker na cidade de Ouro Fino. 

Em tempo

O ciclista Henrique foi a Patrocínio, no último domingo (28) para participar de duas provas pelo Campeonato Mineiro XCO (modalidade em que os pilotos dão várias voltas em uma pista) e voltou com mais um título: Campeão Mineiro MTB XCO (sub-15).

Henrique durante prova disputada esse ano em Congonhas (Foto: Divulgação)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo