Postado em sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 17:05

Unifal receberá R$ 2,5 milhões do Governo de Minas para investimento em complexos esportivos

Iniciativa beneficia a comunidade universitária e a população das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) foi uma das instituições contempladas pelo Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas, lançado pelo governo do estado, neste mês de outubro. A iniciativa governamental prevê repasse financeiro para realização de obras, compra de imobiliários e equipamentos e a Unifal vai receber R$ 2,5 milhões para conclusão dos complexos poliesportivos. https://alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=20751

O projeto de reforma e atualização das áreas esportivas dos campi da Unifal integrava uma lista de demandas da Universidade, composta por 13 projetos que poderiam ser iniciados até o final de 2021. Na proposta de conclusão dos complexos poliesportivos, a Instituição destacou as áreas esportivas em cada uma das quatro unidades educacionais localizadas em Alfenas (Sede e Unidade Santa Clara), Poços de Caldas e Varginha. Atualmente, cada área conta com uma quadra coberta, uma quadra descoberta, um campo de futebol society, além de banheiros, vestiários e depósito para guarda de material esportivo.

 


“Alguns dos nossos aparelhos esportivos ainda não estão finalizados, como é o caso de Poços de Caldas e Santa Clara. Outros sofreram danos e desgastes advindos do uso e da exposição ao clima. Esta situação não apenas tornava a prática de esportes menos atrativa nestes espaços, mas impossível, em alguns casos, ou mais sujeita a acidentes em outras. Desde 2018, observamos isso e temos tentado formas de recuperação e conclusão destes aparelhos”, destaca o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, professor Wellington Ferreira Lima.

Segundo o pró-reitor, a elaboração do projeto foi iniciada em 2018, mas esbarrou na carência de profissionais para levantamento técnico das necessidades e avançou lentamente, até que em 2020 foi formalizada junto à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

Na proposta enviada ao governo de Minas, a Unifal apontou as necessidades de segurança, acessibilidade e conforto dos usuários. “Estes espaços, atualmente, necessitam passar por uma reforma para recuperação de suas características iniciais e a atualização dos seus equipamentos e de alguns materiais adotados, por equipamentos e materiais mais modernos, com vistas a facilitar a manutenção. É preciso, também, adequar os acessos a estes locais às atuais exigências de acessibilidade”, descreve o projeto.

 


Para o professor Wellington Lima, a restauração das áreas esportivas contribuirá para a qualidade de vida de toda a comunidade universitária. “A prática de esportes é fundamental para a promoção da saúde tanto física quanto mental, e há uma tendência de que 25% dos estudantes se tornem sedentários”, alerta, comentando que as estimativas apontam que mais de 40% dos servidores já são sedentários.

Ao mencionar outros aspectos positivos sobre o quanto a revitalização dos espaços esportivos será benéfica para a atividade física da comunidade universitária, o professor Wellington Lima enfatiza as contribuições da prática esportiva para a saúde mental.

“Podemos observar benefícios em duas perspectivas: da perspectiva fisiológica, as análises apontam que por meio dos exercícios o corpo produz naturalmente neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar, que favorece sobremaneira a redução de sintomas de ansiedade e depressão”, diz. “Da perspectiva acadêmica, a prática de atividades físicas mostra-se ainda efetiva para ativar áreas cerebrais relacionadas ao aprendizado, planejamento e memória, além de propiciar práticas coletivas para o fortalecimento da sensação de pertencimento acadêmico e desenvolvimento de estratégias psicossociais, necessárias no percurso e desenvolvimento acadêmico”, acrescenta.

 

 


Na avaliação do pró-reitor de Planejamento, Lucas Cezar Mendonça, a iniciativa do programa do governo de Minas é vista com bons olhos. “Em tempos de escassez de recursos, todo aporte que nos é incorporado significa melhorias. Tínhamos uma expectativa de maior equidade na distribuição dos recursos, mas, prefiro o olhar positivo sobre a nossa conquista”, destaca.

Em relação ao projeto contemplado, Lucas Mendonça aponta o quanto realizar essa obra será importante para a Unifal. “Significa muito, pois, precisamos terminar uma obra pública que ainda não tínhamos finalizado e sendo na área de esportes nos deixa muito felizes, pois, sabemos que o esporte traz benefícios diretos à saúde física e mental das pessoas, mas, também teremos a oportunidade de estreitar nossas relações com a comunidade de nossas cidades”, finaliza.

Programa de Apoio às Universidades Federais

Conforme informações divulgadas pelo governo de Minas, o Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas tem como objetivo garantir maior integração das universidades públicas federais para desenvolver projetos e ações conjuntas com a educação básica, além de promover a melhoria na qualidade de ensino do estado de Minas Gerais por meio de investimentos nestas instituições de ensino superior.

O programa foi divulgado para as universidades federais em reunião realizada no mês de julho, oportunidade em que a Secretaria de Estado de Educação/Subsecretaria de Ensino Superior de Minas Gerais solicitou às federais mineiras o envio de uma lista de projetos com suas demandas no prazo de sete dias que, além de apresentar a capacidade de iniciar ainda em 2021, deveria conter propostas relacionadas à área de ensino, alinhamento com a educação básica ou profissionalizante, sem ampliação de despesas de custeio.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, na proposta final encaminhada à Secretaria Estadual de Educação de Minas foram elencados 13 projetos que poderiam ser iniciados até o final de 2021. São eles:

 

 

 


Para atender os critérios, a Unifal priorizou os projetos que já estavam em andamento, tais como projetos acadêmicos em parceria com a rede básica, compra de equipamentos que poderiam acontecer ainda em 2021, bem como projetos que diminuiriam o custeio da Instituição.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo