Postado em quinta-feira, 21 de outubro de 2021 às 16:04

Unifal abre consulta para escolha da nova Reitoria

Três nomes se colocaram à disposição da comunidade acadêmica para indicação.


 Alessandro Emergente

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) vai realizar uma consulta à comunidade acadêmica sobre quem deve ser o próximo reitor ou reitora, que assume a partir do ano que vem para um mandato de três anos. A votação será na próxima segunda-feira, dia 25, e será por um sistema online.

Não se trata de uma eleição, mas de uma consulta à comunidade acadêmica para indicar os nomes para composição de uma lista tríplice elaborada pelo Consuni (Conselho Universitário), que é o órgão máximo da Universidade. A lista será encaminhada para o Ministério da Educação para que seja feita a nomeação.

Lista tríplice

Tradicionalmente, o Governo Federal costuma respeitar a vontade da comunidade acadêmica como ocorreu com as duas nomeações do ex-reitor Paulo Márcio de Faria e Silva, em 2009 e 2013, e com o atual reitor, Sandro Amadeu Cerveira, em 2017. Porém, não existe a obrigatoriedade legal em seguir o nome mais votado.

No site da Unifal, integrantes do Consuni deixaram claro o cuidado em não ferir a legalidade do processo de escolha, como a não vinculação entre o resultado da consulta à comunidade e a elaboração final da lista tríplice.

“A elaboração da lista tríplice não possui nenhum vínculo com a consulta prévia à comunidade. Tanto é verdade que um (a) docente que não participou da consulta à comunidade pode se apresentar como candidato no Consuni e compor a lista tríplice, se esta for a vontade do Conselho Universitário”, explica o professor Paulo César de Oliveira, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e membro do Conselho.

Nomes na disputa

Três nomes estão em campanha na disputa pelos votos. Uma novidade desse ano é que as chapas não foram formadas oficialmente, uma vez que foram deferidas apenas candidaturas uninominais, mas durante a campanha, realizada pelas redes sociais, os candidatos apresentaram seus nomes a vice-reitor. 

Sandro Cerveira, Maísa Brigagão e Alexandre Paiva são os candidatos à Reitoria (Fotos: Reprodução)


Entre os candidatos estão o atual reitor Sandro Amadeu Cerveira, empossado em março de 2018 para seu mandato atual. Cerveira é doutor em Ciência Política pela UFMG (Universidade Federal de Alfenas). Clique aqui e confira o programa de gestão.

Também estão na disputa Maísa Ribeiro Pereira Lima Brigagão, doutora em Ciências Biológicas pela USP - Universidade de São Paulo (Confira aqui o programa de gestão da candidata) e Alexandre Giusti Paiva, doutor em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Clique aqui e confira o programa de gestão do candidato.

Dois debates, organizados pela Comissão Eleitoral, foram realizados essa semana. O primeiro debate foi na tarde de segunda-feira e, na noite de quarta-feira, o segundo encontro entre os candidatos, ambos transmitidos pelo Youtube no canal oficial da Unifal. Clique e confira o primeiro debate. O segundo pode ser conferido no final da reportagem. 

Votação

A reportagem do Alfenas Hoje conversou, na semana passada, com a presidente da Comissão Eleitoral, Maria Clara Pivato Biajoli, que se mostrou otimista em relação ao comparecimento na votação online. Ela enfatiza a facilidade do sistema de votação, que poderá ser feito por aparelhos de celular ou computador, desde que o usuário integre a lista de votantes, já publicada no site oficial.

Estão aptos a votarem 8.632 estudantes, de graduação e pós-graduação, do campus de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, além de 646 professores e 330 técnicos administrativos da Educação (TAEs). Esses números foram informados na semana passada e podem ter sofrido alguma variações em relação a lista final, uma vez que houve uma checagem pela Comissão Eleitoral a possíveis duplicações de nomes – técnicos que eventualmente assumem a função de professor substituto, por exemplo.

O peso dos votos será de 70% para os professores e os 30% restante para técnicos e alunos. “O processo que despreza a paridade de votos entre docentes, TAEs e discentes é sempre não democrático, mas a Lei é bem clara”, analisou Eduardo Tonon de Almeida, docente do Instituto de Química e membro do Consuni que presidiu a elaboração da Resolução 21/2021, uma das normas para a consulta à comunidade. Os parâmetros legais para elaboração das regras internas são antigos e incluem as leis 5.540/1968 e 9.192/1995, além do Decreto Federal 1.916/1996.

Sobre o sistema de votação será usado o Helios Voting, que permite auditoria e é considerado confiável. É um software gratuito que, segundo Maria Clara, já foi utilizado por outras instituições de ensino. O sistema permite que o eleitor vote mais de uma vez, mas só o último voto é computado, permitindo que o eleitor mude de ideia durante o período de votação.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo