Postado em quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Nem toda gordura é ruim para saúde


Você sabia que nem toda gordura é ruim para sua saúde? Podemos dizer que a gordura ruim é chamada de saturada, além da gordura trans. A gordura é fonte de energia e ácidos graxos, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Elas devem fazer parte do nosso cardápio. Segundo a British Dietetic Association, um homem deve consumir por dia até 30g de gordura saturada e a mulher até 20g. Infelizmente, as pessoas andam comendo 20% a mais da média recomendada pela organização internacional. Uma dieta rica em gorduras saturadas pode elevar o colesterol ruim no corpo, levando a doenças cardiovasculares. Carnes gordas, manteiga, queijos gordos, leite integral são fontes de gorduras saturadas.
 
Um cardápio balanceado deve conter as chamadas gorduras boas. Que são monoinsaturadas e poli-insaturadas. Os alimentos de gorduras boas são: peixes como salmão, sardinha e cavalinha; sementes, castanhas, nozes; óleo de oliva, abacate, entre outros. O óleo de oliva deve ser extra-virgem com acidez até 0,8% (dado do Ministério da Agricultura) e não deve ir ao fogo. Os peixes citados são ricos em omêga 3, sendo bom para o sistema cardiovascular. A gordura trans é prejudicial ao nosso organismo. A gordura trans de forma natural é encontrada em pequenas quantidades em carnes e produtos derivados do leite. O que devemos ter cuidado é com a gordura trans artificial, que é a gordura hidrogenada. A indústria tem usado a gordura trans ou hidrogenada em comidas processadas, como bolos, bolachas, biscoitos, e muitas vezes são utilizadas para prolongar a vida de alguns alimentos. Sim, o sorvete também tem gordura ruim para manter a sua cremosidade. Resumindo, gorduras ruins (saturada e trans); gorduras boas (monoinsaturadas e poliinsaturadas). Cultive o hábito de ler os rótulos das embalagens dos alimentos, escolhendo as gorduras insaturadas em relação à saturada, e produtos sem a gordura trans.
 
Listamos para você 10 alimentos com gordura boa:
 
-Abacate
-Ovo
-Azeite de oliva
-Coco
-Manteiga ghee ou banha de porco
-Castanhas
-Nozes
-Linhaça
-Peixe gordo
-Chocolate amargo
 
Alguns nutrientes e vitaminas são absorvidos em uma dieta balanceada em gordura.
 
Busque a sua melhor versão!
 
-Saúde e Bem-estar em Pílulas
 
Sono – A Pesquisa “Mapa do Sono dos Brasileiros”, encomendada pela biofarmacêutica Takeda e realizada pelo Ibope revelou que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Considerando só Pernambuco, esta taxa é de 62%. Além disso, 33% dos pernambucanos afirmam ter insônia e, desses, 18% possuem diagnóstico da doença (atestado por um médico). O estudo aponta também que 40% dos moradores do Estado que declararam ter insônia apresentam o distúrbio várias vezes ao longo da mesma semana. Assim como no restante do país, ansiedade e estresse, nessa ordem, são os fatores que mais impactam o sono dos pernambucanos.
 
Vacina - Pessoas com câncer que se encaixam nos critérios de vacinação por de idade têm dúvidas sobre se poderão ou não ser imunizados. O oncologista Daniel Gimenes ressalta que os pacientes com câncer podem e devem receber a vacina. Ele explica que publicações renomadas (como a do Memorial Hospital, de Nova York, e de Oxford) avaliaram que pacientes com tumores sólidos tiveram os mesmos riscos, mesmos períodos de internações e chances de cura do que qualquer outro que não tivesse a doença. De acordo com o médico, a preocupação está com aqueles que integram o grupo de risco por seus critérios clínicos associados, como idade avançada, hipertensão severa, diabetes, obesidade, antecedente de doenças como infarto ou trombose, além dos pacientes hematológicos.
 
 
 
 
 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo