Postado em terça-feira, 12 de janeiro de 2021
às 13:01
Boletins epidemiológicos mostram salto de casos de covid-19 em Alfenas
O histórico de casos confirmados de pacientes com covid-19 se aproxima de 3 mil.
Alessandro Emergente
Os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados nos últimos 13 dias, mostram o avanço dos casos de pacientes com covid-19 em Alfenas. São 438 casos confirmados nesse período, subindo de 2.521 para 2.959, próximo de 3 mil confirmações desde o início da pandemia.
A comparação é feita considerando o boletim epidemiológico do dia 30 de dezembro ao documento publicado no final da tarde de segunda-feira, 11 de janeiro. Outros indicadores também mostram o avanço da pandemia: o número de pacientes em isolamento domiciliar subiu de 132 para 428 no mesmo período. Nesses casos são pacientes com sintomas da doença, que são monitorados pelas equipes de saúde e seguem em isolamento como medida preventiva.

Um dos números mais preocupantes é o de pacientes internados no Hospital Santa Casa (HSC), onde está a unidade de atendimento especializado durante a pandemia. De quatro subiu para 11 internações, considerando apenas pacientes de Alfenas.
Porém, como o HSC é referência regional, os leitos atingiram na semana passada 90% de ocupação. São 30 vagas para os casos mais graves, que necessitam de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O risco de um colapso no sistema preocupa e, por isso, o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), anunciou a instalação de mais 15 leitos de UTI, porém ainda é necessário contratar profissionais para composição das equipes plantonistas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Com novas doses, Alfenas amplia faixa de idosos e profissionais da saúde a partir de 50 anos
- Representante da CRO de Alfenas usa tribuna da Câmara para reivindicar vacinação de dentistas
- Alfenas ultrapassa a marca de 4 mil casos de covid-19
- Sindicato dos professores notifica Prefeitura sobre descumprimento de liminar
- Santa Casa de Alfenas recebe 8 pacientes com covid-19 de outras regiões
COMENTÁRIOS