Postado em domingo, 4 de outubro de 2020

Frágil e manchada? Sinais nas unhas podem indicar problemas sérios de saúde

Nutricionista ensina como avaliar o bem-estar do corpo analisando mudanças nas unhas


 O que as unhas podem revelar sobre a nossa saúde? Segundo a nutricionista australiana Fiona Tuck, muito mais do que podemos imaginar. Em entrevista ao Daily Mail, a especialista afirmou que alguns sinais nas “garras” podem indicar, além de deficiências nutricionais, problemas intestinais, infecções fúngicas e até psoríase.

“É importante considerar todas as possibilidades e olhar para todas as unhas, não apenas uma ou outra, antes de levantar suspeitas”, alertou a nutricionista, afirmando que, se você encontrar alguns sinais nas unhas, não deve se desesperar, e sim procurar respostas.

Abaixo, a profissional revela qual problema cada unha fragilizada pode esconder:

Manchada ou com linhas brancas — deficiência de zinco ou cálcio;
Irregular — psoríase, artrite ou eczema;
Em formato de colher — deficiência de ferro grave ou anemia;
Com depressões verticais — deficiências ou problemas associados ao intestino;
Com depressões transversais, as famosas linhas de Beau — infecção;
Amarelada — infecção fúngica;
Escurecida embaixo — fator externo inofensivo ou melanoma.

Fiona diz que, antes de consultar um médico para avaliar algum desses sinais, é importante considerar se algum fator externo, como uma eventual batida ou o uso constante de unhas postiças, não pode ser o “vilão” da história. Nesses casos, a melhor alternativa é esperar para ver se o vestígio desaparece naturalmente.


 

Fonte: Metrópoles



Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito