Postado em sexta-feira, 20 de março de 2020 às 20:08
Atualizada em sexta-feira, 20 de março de 2020 às 21:03

Comércio suspenderá atendimento presencial a partir de segunda-feira

Apenas vendas online ou por telefone com serviços de entregas em domicilio serão permitidas.


Alessandro Emergente

O comércio fechará as portas para atendimento presencial a partir de segunda-feira. A decisão foi tomada nesta sexta-feira e deverá ser publicada por meio de decreto no sábado. Apenas os setores de alimentos e medicamentos seguem abertos, porém com restrições. É mais uma etapa preventiva para combater a proliferação do coronavírus.

No caso dos restaurantes, lanchonetes, bares e trailers o atendimento presencial seria permitido até terça-feira. A prorrogação por mais alguns dias era para que comerciantes, que não trabalham com delivery (entrega em domicílio) pudessem se adequar a esse sistema. A partir de quarta-feira esses locais iniciariam atendimento com delivery.

Porém, em comunicado transmitido pelas suas redes sociais, também nesta sexta-feira, o governador Romeu Zema (Novo) informou o fechamento de estabelecimentos comerciais, com exceção dos considerados essenciais, serão válidos para todos os 853 municípios mineiros. O decreto estadual sobrepõe o local.

A suspensão do atendimento nas lojas atinge os chamados setores que trabalham com bens duráveis e semiduráveis, como vestuários, móveis, eletroeletrônicos, materiais de construção, informática, entre outras. Porém, as vendas online ou por telefone com entrega em domicílio estarão permitidas, tanto que algumas lojas de roupas de Alfenas já adotaram essa tendência.

Academias e clubes fechados


Durante a reunião, realizada na Câmara Municipal, também ficou definido o fechamento, a partir deste sábado, das academias, clubes de lazer e recreação e do cinema a partir deste sábado. Porém, o decreto só será publicado no sábado.

Os hotéis também terão suas atividades suspensas para hóspedes vindos de outras cidades a partir de terça-feira, com exceção para clientes que residem nos próprios hotéis. Os ambulantes também não estão autorizados a atuar a partir de segunda-feira.

Supermercados, padarias e drogarias

No caso de padarias, supermercados e farmácias, esses setores continuam abertos, porém com restrições a limite de clientes. Caso apresentem aglomerações nos próximos dias deverão ser alvos de regulamentação específica de funcionamento.

As decisões desta terça-feira foram tomadas em uma reunião do Gabinete de Enfrentamento ao Covid-19, liderado pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) com representantes dos setores envolvidos. O presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas), Conrado Gomes, participou da reunião.

O encontro durou cerca de duas horas e foi realizado por etapas para evitar aglomeração de pessoas no plenário da Câmara Municipal. Primeiro foram ouvidos os representantes de academias e clubes. Na sequência, os comerciantes do setor de alimentação. Na sequência, os empresários do setor hoteleiro.

Conscientes

Muitos comerciantes utilizavam máscaras durante a reunião como forma de proteção e se manifestaram preocupados com o risco de proliferação do coronavírus. Alguns chegaram a manifestar que suspenderiam o atendimento presencial mesmo diante da não obrigatoriedade apesar do prejuízo financeiro.

De acordo com o prefeito, após a reunião em entrevista por telefone, o decreto acatando as sugestões apresentadas durante o encontro deve ser assinado neste sábado. Disse que já havia uma minuto, mas que o documento terá que ser adequado as demandas apresentadas pelos comerciantes.

Um dos pontos sensíveis apresentados pelos comerciantes é em relação aos aluguéis de seus estabelecimentos. Nesse caso, o prefeito sinalizou que intermediará um acordo com as imobiliárias e proprietários para que a crise seja enfrentada com a participação de todos.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito