Postado em sexta-feira, 20 de março de 2020

Presidiários tentam perfurar parede de banheiro do Presídio para fuga

A ação de um grupo de detentos foi após a notícia de suspensão de visitas devido ao risco do Covid-19.


Da Redação

Um princípio de tumulto no Presídio de Alfenas foi registrado na tarde de quinta-feira após alguns detentos iniciarem a perfuração das paredes dos banheiro para tentar fuga. A informação foi divulgada pelo Diário Independente.

De acordo com a publicação, que utiliza as redes sociais como plataforma, o tumulto foi por volta das 16h quando os agentes penitenciários identificou o grupo de presidiários que estavam em duas celas. Os detentos foram submetido a revistas após a chegada de reforço e a situação foi controlada.

Suspensão de visitas

A ação dos detentos ocorre após o anuncio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) de suspensão das visitações às unidades prisionais de Minas, a partir de sábado (21/3).

A medida atinge 75 mil detentos em todo o Estado e o objetivo é preservar a saúde desses detentos e dos profissionais do sistema prisional, evitando contato com possíveis transmissores do coronavírus. A política de isolamento social tem sido adotada para toda a população.

Também estão suspensas as entregas, até então opcionais, por familiares de presos, de kits com suplementos em alimentação, materiais de higiene, entre outros.

A medida busca diminuir a circulação de pessoas e materiais contaminados nas estruturas prisionais, evitando uma possível propagação do coronavírus no ambiente prisional.

De acordo com o governo, os profissionais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), para proteção de toda a sociedade, não têm a possibilidade de ficar em casa e, portanto, precisam dessa proteção. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que a população prisional tende a ser mais vulnerável ao coronavírus por questões de saúde decorrentes de condições próprias ao encarceramento.

O governo disse que todas as condições de visitação serão restabelecidas tão logo a pandemia do coronavírus não apresente mais riscos à população. A Sejusp afirmou que os detentos foram informados das mudanças na rotina nas unidades na manhã de quinta-feira.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.