Postado em quarta-feira, 11 de setembro de 2019 às 13:01

Biblioteca Municipal de Alfenas completa 70 anos

Uma programação especial para comemorar foi definida e vai até sexta-feira.


Da Redação

A Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães completa 70 anos nesse mês de setembro. Uma programação para comemorar a data foi definida como o tema “Dando asas a sua imaginação”.

A biblioteca pública abriga um acervo de mais de 20 mil livros de diversos gêneros, além de audiolivros (coletâneas literárias em CDs – destinada especialmente a portadores de deficiência visual cegueira e baixa visão e idosos), leituras em braile, e dicionário de libras. O espaço é adaptado para receber portadores de necessidade especial, com rampa, passagens e portas, além de banheiros acessíveis.

Fundada em setembro de 1949, a Biblioteca Municipal possui um acervo com cerca de 20 mil obras (Foto: Ascom/Prefeitura)


No início deste ano, o escritor e professor de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo), Renato Janine, doou 300 livros de seu acervo pessoal para Alfenas. Os livros possuem temáticas variadas que vão desde a Literatura até de Filosofia, Sociologia e Ciência Política. Parte dessa doação foi direcionada para a biblioteca municipal e outra parte para a Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

Histórico

A Biblioteca Pública Municipal de Alfenas foi criada pela Lei nº 73 de 13 de setembro de 1949, e recebeu a denominação definitiva “Dr. João Januário de Magalhães” através da Lei nº 1.725 de 18 de junho de 1982. A Biblioteca Pública Municipal, como órgão ligado a administração direta, depende do Executivo Municipal para sua estruturação, funcionamento e manutenção necessários ao bom desempenho de suas atividades.

Uma programação especial para comemorar os 70 anos da biblioteca vai até sexta-feira (Foto: Ascom/Prefeitura)


A homenagem ao “Dr. Janjote”, como era carinhosamente chamado, justifica-se por ter sido um dos maiores incentivadores da cultura de Alfenas; médico, professor da antiga Efoa (hoje Unifal) e político. Tão logo assumiu a Prefeitura de Alfenas, cuidou de fundar uma biblioteca pública.

Na semana passada, o advogado Guilherme Abraão, ex-superintendente de Cultura de Alfenas, entrou com um pedido no Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio de Alfenas (Comdepa) para que se inicie um processo de tombamento do acervo da Biblioteca Municipal. O pedido será analisado pelo Conselho, que poderá acatar ou recusar a sugestão.

Confira a programação do Aniversário da Biblioteca para os próximos dias:

Segunda a sexta-feira - De 09 a 13/09/2019 - 8h / 20h | Exposição “Asas da Memória
Local | Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães
Atividades e apresentação do acervo: Fotos e Artigos sobre a Biblioteca, Livros raros e antigos do acervo da Biblioteca, Documentário com depoimentos sobre a Biblioteca, Apresentação da Biblioteca em LIBRAS

Quinta-feira - Dia 12/09 - Durante o dia todo Contação Especial
10h / 17h | “Comemorando com a Biblioteca”
Local | Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães
Apresentação: Destaque para o acervo de livros em braile, fonte ampliada e audiolivro
Sexta-feira - Dia 13/09 - Durante o dia todo - Contação Especial
10h / 17h | Biblioteca Pública Municipal Dr. João Januário de Magalhães
Atividades: A Biblioteca ocupa a calçada em frente, convidando ao passante a se apropriar da leitura.
Contação de Histórias: Em dois horários, às 10h e às 17h – Após, distribuição de sorvetes por uma empresa.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.