Postado em sexta-feira, 27 de outubro de 2017
às 09:17
Museu do Metal em Minas Gerais
Circuito Cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte...
Instalado na antiga Secretaria de Educação, prédio histórico do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal merece atenção especial dos pais, educadores e turistas interessados em ampliar os conhecimentos sobre Minas Gerais, em diferentes aspectos. No museu, o visitante tem contato, em síntese, com os produtos que deram nome ao Estado, marcado, em sua história, pela intervenção de bandeirantes responsáveis pela ocupação do interior na exploração de riquezas minerais, a partir do final do século 18.
Minas Gerais não poderia deixar de ter espaços privilegiados para mostrar o valor dos produtos extraídos do seu solo para isso, o museu utiliza, de forma lúdica e criativa, tecnologia de ponta para mostrar o acervo e o universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e a importância deles para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural. Em ambientes virtuais, os visitantes interagem com os espaços criados para permitir intensa vivência no mundo dos metais.
O acervo apresenta mais de 3 mil peças, herdadas do tradicional Museu de Mineralogia Djalma Guimarães, sendo 70% a 80% procedentes de ocorrências de Minas Gerais. Amostras de outros estados brasileiros compõem entre 10% e 15% e as restantes são provenientes de outros países. As primeiras amostras do museu são oriundas da exposição da Feira Permanente de Amostras, extinta na década de 1960. Ao longo dos anos, a ampliação do acervo deu-se principalmente por meio de doações.
O acervo bibliográfico do museu é constituído por livros, periódicos e publicações científicas e didáticas da área de Geociências. Todo ele é voltado para a pesquisa pública e interna, que dá suporte às ações de natureza técnica do museu, como organização, classificação e descrição das amostras. Nesse conjunto, destaca-se a Coleção Djalma Guimarães, constituída por um conjunto de trabalhos publicados, livros, aulas, fotografias e discursos, entre outros, sendo que a maioria é de autoria do próprio Professor Djalma Guimarães.
Fonte: Belo Horizonte Minas Gerais