Postado em domingo, 31 de agosto de 2025
às 18:06
Alfenas recebe Caravana do Agro Exportador para impulsionar comércio internacional
Evento no San Marino reuniu produtores, empresários e autoridades para debater estratégias de exportação e apresentar oportunidades no mercado global.
Da Redação
A Caravana do Agro Exportador chegou a Alfenas na quinta-feira (28), em um evento realizado no espaço San Marino, que reuniu produtores rurais, empresários, representantes de bancos, cooperativas e autoridades ligadas ao setor agropecuário. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Alfenas, tem como objetivo principal fomentar a cultura exportadora e ampliar o acesso dos produtores locais ao mercado internacional.
Segundo Fabiana Maldonado, coordenadora geral de promoção comercial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o projeto visa levar informações e capacitação estratégicas para que os produtos do agronegócio nacional possam alcançar consumidores em outros países. Durante o evento, foram abordados temas essenciais como negociações sanitárias e fitossanitárias e estratégias de promoção comercial.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Christiane Trombeta, destacou o potencial de Alfenas, uma das cidades mais importantes do Sul de Minas na produção de café e piscicultura, especialmente de tilápia. A parceria com o Mapa foi firmada para fomentar a economia local e incentivar a exportação desses produtos. O secretário municipal de Agricultura, Décio Paulino, reforçou que o município também produz outros itens com potencial para o mercado externo, como a cachaça.
.jpg)
O superintendente de inovação e economia agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Feliciano de Oliveira, ressaltou que a iniciativa é fundamental para orientar a cultura exportadora no estado, que possui uma grande variedade de produtos com potencial de exportação. Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas, Elvira Alice, o evento oferece a chance de os produtores se adequarem às exigências de outros países, agregando mais valor e renda aos seus produtos de alta qualidade.
O gerente regional da Emater-MG, Rogério da Silva Araújo, enfatizou que o evento é uma oportunidade para esclarecer os meios e as formas de exportação, além de apresentar a rede de apoio disponível para produtores de todos os portes.