Postado em sexta-feira, 29 de setembro de 2017
às 08:46
Confira cidades legais para conhecer em Minas Gerais que valem uma visita
9 Motivos não faltam para conhecer este verdadeiro tesouro brasileiro.
1. Sabará
Sabará é uma pequena cidade mineira de cerca de 45 mil habitantes e vizinha a Belo Horizonte. Com um importante e bem cuidado centro histórico, o munícipio faz parte do Caminho de Sabarabuçu da Estrada Real e do Circuito do Ouro. A cidade também é conhecida por seus festivais gastronômicos: o do oro-pro-nobis, que acontece no segundo trimestre do ano, e o da jabuticaba, no quarto trimestre.
O oro-pro-nobis, para quem não conhece, é uma hortaliça utilizada como ingredientes em vários pratos da culinária mineira. Os festivais garantem dias de festança, com muita comida, artesanato e vários cantores e bandas se apresentando no palco.
2. Lima Duarte (Conceição do Ibitipoca)
Localizada na zona da mata mineira, a Vila de Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte. O Parque Estadual do Ibitipoca, em plena zona da mata mineira, encanta com suas passagens com águas amarelas escuras. São cachoeiras, mirantes, grutas, riachos e penhascos. Um dos destaques é o lago da Miragem e a Janela do Céu. Mas não é só de natureza que vive Ibitipoca. A vila possui muitos ibiti-atrativos, como gostam de batizar as coisas pela local. Você vai tomar uma ibitibeer e comer um ibitilanche, depois de fazer uma ibititrilha no ibitiparque! Confira aqui opções de hospedagem.
3. Carrancas
O munício de Carrancas faz divisa com São João del Rei e está localizado a 280 quilômetros de Belo Horizonte. O lugar ainda é pouco explorado pelos turistas, apesar de seus vários atrativos. Por isso mesmo, sobra tranquilidade. São muitas cachoeiras, grutas e o “Monte Roraima” de Minas Gerais. Carrancas foi cenário da novela Império (2014), que se passava na fronteira com a Venezuela. Os pontos que serviram de locação foram a Chapada do Abanador, a Gruta da Ponte e a Cachoeira do Turco. Descubra confortáveis pousadas em Carrancas aqui.
4. Santana dos Montes
Santana dos Montes é uma cidade pequenininha, de cerca de 4 mil habitantes. Um dos principais atrativos da pequena cidade são seus muitos hotéis-fazenda. Suas várias lindas fazendas históricas, com casarões do século XVIII, foram transformadas em hotéis-fazenda, com opções de lazer e relaxamento. Quase todos oferecem pensão completa, então sair passear pelo pequeno centro histórico da cidade é quase que opcional.
5. Gonçalves
O forte de Gonçalves, cidade localizada na Serra da Mantiqueira, é o ecoturismo, tanto de aventura quando de contemplação. Com cerca de 4 mil habitantes, a maior parte deles vive na zona rural do município.
Por ser uma região montanhosa, com muitas íngremes tortuosas estradas de terra, passeios de 4×4 fazem sucesso. Há muitas pousadas bem confortáveis e gastronomia é também um forte atrativo na cidade.
Uma dica é conhecer o Alambique Três Barras, bem famoso e tradicional na região. Lá eles fabricam vários tipos de cachaça e licores, tudo artesanalmente e a degustação é liberada.
6. Santana do Riacho (Serra do Cipó)
A cidade fica a 110 quilômetros de Belo Horizonte e, por essa razão, está bem servida por ônibus que saem da capital. O município é um dos que abrigam o Parque Nacional da Serra do Cipó, com várias trilhas que podem ser exploradas sem guia devido a boa sinalização. Mas, as trilhas são longas, por isso é bom se preparar. Em Santana do Riacho também está localizada a Vila de Lapinha da Serra, de onde se pode fazer passeios mais tranquilos.
7. Serro (São Gonçalo do Rio das Pedras)
A cidade de Serro, a 300 quilômetros de Belo Horizonte, abriga o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedra. Cercado por muitas cachoeiras e com vista para a imponente Serra do Espinhaço, o lugar ainda possui com um charmoso centro histórico. É o local perfeito para descansar e contemplar a natureza. Além disso, Serro é conhecida por seu queijo, que foi declarado patrimônio imaterial pelo IPHAN. Vale ainda a visita a outro distrito encantador, o de Milho Verde, apenas a 8 quilômetros de distância de São Gonçalo do Rio das Pedra. Encontre opções de hospedagem aqui!
8. Camanducaia (Monte Verde)
Ao sul do estado, o município de Camanducaia abriga o distrito de Monte Verde. A região está a mais de 1.500 metros de altitude, em plena serra da Mantiqueira. Por essa razão, a região tem clima frio durante todo o ano, com as temperaturas podendo chegar perto de 0ºC, ou até menos, no inverno. Esse climinha mais gelado e que pede um aconchego garante o título para que Monte Verde seja uma das regiões mais românticas de Minas Gerais e um ótimo destino para casais. Confira opções de hotel, pousada ou hostel aqui.
9. Ouro Preto (Lavras Novas)
Ouro Preto é uma cidade bem conhecida em Minas Gerais, devido à riqueza histórica que abriga dentro de suas fronteiras. Mas, fugindo um pouco do seu centro histórico, a 19 quilômetros da sede, é possível conhecer Lavras Novas, um dos treze distritos da cidade mineira.
O sinônimo do local é sossego. No meio das montanhas e com belas paisagens por todos os lados, Lavras Novas possui várias pousadas, chalés, lofts e sítios. Para os que gostam de atividades ecológicas, é possível explorar a região por meio de trilhas, passeios de quadriciclo e rapel.
Fonte: Quanto Custa Viajar