Postado em domingo, 30 de julho de 2017 às 20:08

Número de leitos em hospitais eleva índice de Alfenas

Alfenas obteve destaque no índice saúde, uma das 11 áreas avaliadas para a 3ª edição do Connected Smart Cities 2017.


Alessandro Emergente

Alfenas obteve destaque no índice saúde, uma das 11 áreas avaliadas para a 3ª edição do Connected Smart Cities 2017. O estudo é realizado pela Urban Systems, especializada em inteligência de mercado, e apontou as cidades “mais inteligentes e conectadas”.

Além dos sub itens para compor o índice geral, o estudo separa as cidades por porte, ou seja pelo número de habitantes. O jornal Diário do Comércio, da capital mineira, publicou – na edição de 28 de junho – uma reportagem sobre o estudo, que coloca quatro cidades no interior de Minas Gerais como destaques em diferentes áreas: Curvelo (mobilidade urbana), Itaúna (urbanismo), Viçosa (empreendedorismo e educação) e Alfenas (saúde). A pontuação, no entanto, não foi informada.

O recorte saúde considera os investimentos no setor e Alfenas é apontada como o destaque entre as cidades com até 100 mil habitantes. Entre os itens de saúde que chamam a atenção para justificar a posição de Alfenas no estudo estão os números de leitos em hospitais. O estudo considera tanto os hospitais públicos quanto os privados. 

Número de leitos

Com base no Datasus, de março de 2017, Alfenas tem mais que o dobro (9,8 a cada mil habitantes) de leitos por habitantes na comparação com a média nacional (4,3). O número de leitos para internação em UTI (Unidade Terapia Intensiva) também é superior a média registrada no Brasil. São 4,9 a cada 1 mil habitantes, enquanto que no país essa média cai para 2,1, segundo o Datasus.

Em abril deste ano, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) foi à Câmara Municipal para uma avaliação dos primeiros 100 dias de governo. Na ocasião, disse que o governo obteve a liberação de recursos federais na ordem de R$ 17 milhões, utilizados na radioterapia (Hospital Santa Casa), emergência e urgência (Hospital Alzira Velano) e UTI Neonatal (Hospital Santa Casa).

Na avaliação do governo, esse investimento foi decisivo para elevar o índice de Alfenas no estudo, uma vez que houve um aumento no número de leitos de UTI. Os outros itens, que compõem o setor saúde, não foram significativos na comparação do índice local com a média nacional. Por exemplo, médico por habitantes em Alfenas chega a 1,1 a cada mil habitantes contra 1,3 na média nacional, segundo dados de 2015. A cobertura populacional da equipe de saúde da família é de 60%, de acordo com o estudo.

Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é um levantamento anual sobre cidades inteligentes e conectadas do país e está em sua terceira edição. Ele analisa 11 setores de mais de 700 municípios, a partir de 70 indicadores. Os 11 setores são: mobilidade, urbanismo, tecnologia e inovação, empreendedorismo, governança, educação, energia, meio ambiente, saúde, segurança e economia.

As capitais São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) foram eleitas as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. As cidades que são destaque nesse estudo têm ao menos uma característica em comum. Nelas, o desenvolvimento econômico vai além da estatística e é pensado de uma maneira mais global.

Por isso, o estudo das cidades mais inteligentes do Brasil avaliou a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo