Postado em segunda-feira, 24 de julho de 2017
Extrema é adrenalina pura!
Como o nome já sugere Extrema fica no extremo sul de Minas Gerais, na divisa do estado com São Paulo, a 475 km de BH. A cidade se destaca nos segmentos de...
Como o nome já sugere Extrema fica no extremo sul de Minas Gerais, na divisa do estado com São Paulo, a 475 km de BH. A cidade se destaca nos segmentos de ecoturismo, turismo rural, religioso e de aventura. Dividida em cinco rotas turísticas: Rosas, Sol, Ventos, Águas e Pedras, Extrema atrai turistas de todo o país.
Rota das Rosas
Na Rota das Rosas a Igreja da Matriz ou Santuário de Santa Rita e a Praça Presidente Vargas marcam o ponto zero da cidade. Na praça, encontra-se o Centro de Informações Turísticas. O turista é convidado a conhecer também os Parques Municipais da Cachoeira do Jaguari e de Eventos, a Feira do Produtor Rural e de Artesanato e o Mirante da Caixa d’Água.
Rota do Sol
Na Rota do Sol o visitante encontra paisagens deslumbrantes dos vales dos Rios Camanducaia e Jaguari, das Serras do Lopo, de Itapeva e das Anhumas. Esta Rota é procurada pelas cachoeiras apropriadas para banho como a Prainha do Juncal e também para aventureiros que apreciam as trilhas de jipe, bike e moto.
Rota dos Ventos
A Rota dos Ventos é caracterizada pelas paisagens da Serra do Lopo e da Floresta Atlântica. O visitante pode conhecer atrativos como as Pedras das Flores e Cume, as trincheiras da Revolução de 1932, a Trilha do Pinheirinho, o Parque Ecológico Pico dos Cabritos e a Reserva Florestal do Sauá. Os praticantes de rapel e de voo livre também encontram nesta área condições propícias à prática destas atividades.
Rota das Águas
O território da Rota das Águas é marcado pelo Vale do Rio Jaguari, onde o turista pode visitar empreendimentos rurais que propiciam a degustação de produtos locais. Alguns dos atrativos naturais desta Rota são o Parque Municipal Cachoeira do Jaguari, o Pico do Lobo Guará e a Prainha. A prática do rafting no Rio Jaguari e da canoagem na Cachoeira do Salto Grande, são outras opções.
Rota das Pedras
Na Rota das Pedras está o vale do Rio Jaguari após o encontro com o Rio Camanducaia. Do alto da Serra das Anhumas, avista-se uma das mais belas paisagens de todo o município. Aqueles que buscam desenvolvimento pessoal e espiritual encontram nesta Rota lugares convidativos para a prática de atividades espirituais como as oferecidas por um retiro budista e pela capela rural em louvor a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Onde comer:
Não deixe Extrema sem conhecer as delicias do Armazém Bertolotti. O restaurante tem mesas de madeira e toalhas de florzinha na decoração. No cardápio um torremos de dar água na boca e um pudim de leite condensado, eleito o melhor do mundo num concurso na França. Imperdível!
Fonte: Turismo de Minas