Postado em terça-feira, 18 de julho de 2017
Cabeçada certeira: bola aérea é arma do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro
Com nove tentos, Galo é o time que mais marcou gols de cabeça no Brasileirão; neste quesito, Fred, sozinho, tem números melhores do que 16 equipes nesta edição
A bola aérea é uma arma importantíssima no futebol hoje em dia, e o Atlético-MG vem aproveitando a força do seu elenco neste quesito. No último jogo, a vitória de virada sobre o Atlético-GO, os dois gols marcados pelo Galo foram em jogadas pelo alto, com Fred e Elias aproveitando os cruzamentos de Cazares e Alex Silva, respectivamente, para garantir mais três pontos para o time alvinegro.
No Campeonato Brasileiro, dos 16 gols marcados pelo Atlético-MG, nove foram em jogadas de cabeça, que dá mais de 55% dos gols em lances pelo alto. No Brasileirão 2017, ninguém fez mais gols de cabeça do que o Galo. A Chapecoense, com oito, é quem chega mais perto da equipe mineira. Como comparação, o Palmeiras, campeão em 2016, fez 16 gols em cabeçadas no torneio.
Um fato que valoriza ainda mais o número de gols e, principalmente, os autores desses gols, é que o Atlético-MG lidera o Brasileirão em um quesito não muito bom. O Galo é a equipe que mais erra cruzamentos na competição. No entanto, para o confronto em Goiânia, esta era uma tática do time.
- Era a estratégia para esse jogo. Eu tenho um centroavante que finaliza bem com os pés e com a cabeça. Quero que ele finalize as bolas pelo alto, mas a gente crie uma dinâmica para que ele finalize com os pés. A gente dificilmente entraria pelo meio. A gente teria que ter a superioridade pelos lados do campo, o que não conseguimos fazer no primeiro, mas fizemos no segundo tempo - ressaltou o técnico Roger Machado.
Autor do primeiro gol contra o Dragão, Fred já fez quatro gols de cabeça no Campeonato Brasileiro. Para se ter uma ideia, o camisa 9 do Galo já tem mais gols nesse tipo de jogada do que 16 times da competição (Botafogo, Palmeiras, Coritiba, Bahia, Fluminense, Atlético-PR, Corinthians, Ponte Preta, Santos, Sport, Grêmio, São Paulo, Atlético-GO, Cruzeiro, Vitória e Avaí).
Se as jogadas de bola aérea tem sido uma força deste Atlético-MG, jogar em casa não. Para recuperar o bom desempenho no Independência, onde tem apenas duas vitórias em sete partidas como mandante. A chance de se recuperar será nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), contra o Bahia, no Horto.
Autores dos gols de cabeça do Galo no Brasileirão:
Fred - 4 gols
Felipe Santana - 2 gols
Elias - 1 gol
Marlone - 1 gol
Gabriel - 1 gol
Fonte: Globo Esporte