Postado em terça-feira, 11 de julho de 2017

4 lugares para você comprar artesanato em Minas

Argila, fibras vegetais, chifre, madeira, metal, papel, pedra, tecidos e couro, são trabalhados em todas as regiões de Minas Gerais, mas...


O artesanato é uma das marcas registradas de Minas e sai das mãos de mais de 250 mil artesãos. Boa pedida para levar uma lembrança da viagem para casa, os produtos assumem uma identidade diferente de acordo com a região do estado.

Argila, fibras vegetais, chifre, madeira, metal, papel, pedra, tecidos e couro, são trabalhados em todas as regiões de Minas Gerais, mas os destaques do estado são os materiais e lugares que listamos nesta matéria.

Se todas as vezes que você volta de viagem a família se reúne para a distribuição dos presentes, quando chegar de Minas vai surpreender o pessoal com peças únicas, que são a cara daqui.

Pedra-sabão (Ouro Preto)

Extraída desde o século XVIII das jazidas de Santa Rita de Ouro Preto, a pedra-sabão é um material versátil com que se fazem desde joias a panelas. A tradicional Feira de Artesanato do Largo do Coimbra (adelcfeiradepedrasabao.amawebs.com) reúne todos os dias mais de 50 expositores em frente à Igreja de São Francisco de Assis, com boa variedade de produtos.



Estanho (São João del-Rei)

Sinônimo de luxo nas casas coloniais brasileiras do século XVIII, aos poucos o estanho foi substituído por outros materiais, como porcelana. O responsável por resgatá-lo foi o inglês John Somers, que em 1968 abriu uma fábrica em São João del-Rei para confeccionar produtos de estanho. No estabelecimento que leva seu nome (johnsomers.com.br), é possível conhecer o processo de produção e adquirir jogos de chá e jarras de estilo medieval.



Cerâmica (Vale do Jequitinhonha)

Na porção norte do estado, a região é conhecida desde os anos 1970 pela produção de cerâmica. As mulheres, chamadas de “paneleiras”, recorriam ao barro para gerar renda para a sua família. Em princípio, fabricavam itens como moringas e vasilhas, mas depois passaram a criar também objetos de decoração. A arte hoje é distribuída por comerciantes e pode ser encontrada em outras cidades mineiras.


Madeira (Bichinho)

Até os anos 1990, o diminuto distrito mantinha-se pela agricultura e pecuária. Com a abertura da Oficina de Agosto (oficinadeagosto.com.br), em 1991, espécie de coletivo que promove o artesanato local, o lugar passou a produzir móveis e esculturas feitas de madeira de demolição, vendidos em diversas lojas dali e até no exterior.

 

Fonte: Turismo de Minas



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo