Postado em sexta-feira, 7 de julho de 2017
4 eventos musicais tradicionais de Minas
Confira abaixo a seleção que fizemos das tradicionais apresentações musicais que acontecem por Minas.
Minas Gerais é berço de grandes músicos, que fizeram e fazem história ao longo dos anos. Nomes como Lô Borges, Milton Nascimento, Beto Guedes e Flávio Venturini marcaram uma geração com a criação do Clube da Esquina. Nos dias atuais bandas como Jota Quest e Skank, levam o nome de Minas Brasil afora.
O estado também é famoso pelos eventos musicais, como a vesperata, a sinfonia das águas, os concertos no órgão e a temporada da orquestra filarmônica, além das diversas bandas de música das cidadezinhas do interior.
1 – Vesperata, em Diamantina
Um espetáculo musical emocionante que acontece todos os anos em Diamantina. O evento tem suas origens nas práticas musicais tradicionais do século XIX e foi recentemente considerada Patrimônio Cultural de Minas Gerais. A apresentação acontece na Rua da Quitanda, com músicos da Banda do 3º Batalhão da PMMG e da Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz posicionados nas sacadas dos casarões e os maestros sobre um tablado no centro da rua se revezando na regência, cercados pelo público iluminado pela luz amarelada dos lampiões. O show é surpreendente para quem assiste pela primeira vez e também para os fãs de carteirinha. As apresentações da temporada 2017 acontecem dois ou três sábados por mês, de abril a outubro. Vejas as datas no site.
2 – Sinfonia das Águas, em Poços de Caldas
Um espetáculo ao ar livre com apresentações de diferentes ritmos, executados pela Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas. A Sinfonia das Águas passa por clássicos de óperas, grandes compositores do século XX, temas de filmes, música italiana e pelas músicas premiadas em festivais de música popular brasileira. O evento ainda conta com cantores e bailarinos, além de projeções na fachada do Palace Hotel. Confira a programação aqui.
3 – Concertos no Órgão, em Tiradentes
O órgão da Matriz de Santo Antônio é um exemplar do século XVIII e foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. Na época a cidade vivia a influência musical do período barroco e o órgão acompanhava a liturgia e as celebrações familiares. O instrumento foi restaurado e voltou a ser um dos centros da vida comunitária, religiosa, cultural e musical de Tiradentes. Toda sexta-feira à noite acontecem os concertos, um verdadeiro convite para os turistas.
4 – Orquestra Filarmônica, em Belo Horizonte
A Orquestra se apresenta regularmente na capital mineira e também em outras cidades do país, interpretando grandes obras do repertório erudito. Com intuito de atrair novos ouvintes a filarmônica oferece programação a preços populares e programas educacionais como os Concertos para a Juventude, os Concertos Comentados e os Concertos Didáticos. Os ensaios e as apresentações são na Sala Minas Gerais, inaugurada em 2015, com uma das melhores acústicas do mundo. As datas da temporada deste ano podem ser conferidas no site.
Fonte: Turismo de Minas