Postado em segunda-feira, 29 de maio de 2017

Mano muda esquema em Santos, e Cruzeiro tem a melhor atuação de maio

Vitória por 1 a 0, na Vila Belmiro, foi construída com um gol do meia Thiago Neves


Cruzeiro começou muito bem o Campeonato Brasileiro. São sete pontos nas três primeiras rodadas. Nos dois últimos jogos, contra Sport e Santos, ambos fora de casa, foram quatro pontos. Neste domingo, na Vila Belmiro, no 1 a 0 sobre o Santos, o técnico Mano Menezes montou o time num esquema diferente. Usou três volantes, dois meias e um atacante. O resultado foi bom. A vitória, apesar de magra, foi construída de forma tranquila, sem sobressaltos. O Cruzeiro foi melhor que o Santos na maioria do tempo.

A principal peça do Cruzeiro na partida deste domingo foi o argentino Ariel Cabral. Ele fez muita falta quando ficou fora, devido a uma cirurgia de drenagem na região pélvica. Sem Ariel, o time perdeu o título do Campeonato Mineiro e foi eliminado da Copa Sul-Americana. Com Ariel, o time voltou a jogar bem, tanto que está no G-4 do Campeonato Brasileiro, com aproveitamento perto de 80%.

Diante do Santos, o Cruzeiro esteve bem em todos os setores. A linha de quatro zagueiros foi segura. Dedé fez um primeiro tempo muito bom, mostrando que está recuperando a velha forma que o fez ganhar o apelido de Mito. Saiu no intervalo, com dores no joelho. Caicedo o substituiu e manteve o nível. Léo teve mais dificuldades, principalmente com a velocidade de Bruno Henrique, mas deu conta do recado.

Os três volantes foram muito bem. Henrique teve participação defensiva importantíssima e ajudou a anular os pontos fortes da criação do Santos. Ariel Cabral é fundamental para o time. É ele quem cadencia o jogo e organiza a equipe em campo. E Hudson vem fazendo um papel que Willians executou com Mano Menezes, em 2015. Em vários momentos do jogo, ele aparece no ataque, como um elemento surpresa.

O ataque também foi bem, ainda que tenha rendido menos que o esperado. O Cruzeiro teve muita presença ofensiva, mas poucas finalizações. Rafael Marques teve boa atuação, em sua primeira partida como titular. O camisa 15 se movimentou muito e não ficou preso à marcação. No segundo tempo, com as entradas de Ramón Ábila e Thiago Neves, o time cresceu muito. A dupla criou as duas jogadas mais perigosas do Cruzeiro no jogo. Em uma delas, saiu o gol da vitória, marcado por Thiago Neves.

O Cruzeiro volta a campo quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), para enfrentar a Chapecoense, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A tendência é que Mano repita o esquema utilizado em Santos. Com ele, o time ficou equilibrado e teve a melhor atuação do mês de maio.

Globo esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo